A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes abriu as portas do Plenário Vereador Doutor Luiz Beraldo de Miranda entre a noite deste domingo, 16, e a madrugada desta segunda-feira, 17, para o velório do último expedicionário da Cidade, Paulo Pereira de Carvalho, falecido neste domingo, 16, aos 101 anos de idade. O enterro será às 10 horas desta segunda no Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano.
Natural de Minas Gerais, o pracinha brasileiro morava em Mogi desde o início da adolescência. Em 1944, ele foi convocado a combater na Segunda Grande Guerra Mundial (1939/1945) pela FEB (Força Expedicionária Brasileira).
Junto com outros residentes do Município e Região, Carvalho foi à Itália lutar contra os alemães. A vitória veio em fevereiro de 1945, quando os brasileiros — entre os quais estavam os heróis mogianos — conseguiram retomar a cidade de Monte Castello, em solo italiano.
Ao retornar ao País, o jovem pracinha abriu um restaurante chamado Monte Castello, em São Miguel Paulista.
De acordo com o jornal O Diário de Mogi, ele foi ainda servidor público do INSS, proprietário da Pizzaria Maracanã e do Terraço Paulo, tradicionais estabelecimentos da culinária da Cidade.
Ao longo de 78 anos, Carvalho foi homenageado como herói de guerra ao lado de outros expedicionários como Miled Cury Andere e Benedito Bernardino, especialmente em setembro, quando se comemora o Dia da Pátria e o aniversário de Mogi das Cruzes.
Alguns combatentes morreram no conflito, como Otto Unger, Hamilton Silva e Costa e Fernando Pinheiro Franco, entre outros, e hoje emprestam seus nomes a ruas mogianas.
Entre 1964 e 1965, Carvalho foi presidente do Rotary Clube de Mogi das Cruzes, o qual frequentou por 30 anos. Por intermédio do Rotary, sua esposa Haydée foi convidada por dona Carmem Prudente a fundar a Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Mogi, e foi sua primeira presidente.
Foi, por três vezes, presidente da Associação dos Expedicionários Mogianos.
No dia 25 de agosto de 2018, Carvalho foi condecorado pelo Exército, com publicação no Diário Oficial, com a Medalha da Vitória, pelos relevantes serviços prestados à Pátria.
Também em 2018, sua prima, a escritora Amaír Campos, publicou o livro “Campo Minado” contando a história de sua vida, desde a infância até os dias atuais, destacando sua participação na 2ª Guerra Mundial.
Honra ao Mérito na Câmara de Mogi
Em 2019, numa iniciativa do vereador Otto Rezende (PSD), Carvalho recebeu o título de Honra ao Mérito ao lado de Miled Cury Andere, falecido em 2021.
“Esse título é a expressão do reconhecimento do povo brasileiro e mogiano àqueles que integraram a Força Expedicionária Brasileira. Eles merecem o eterno reconhecimento da nossa comunidade. Esses homens são o símbolo vivo da vitória da democracia sobre o nazismo e fascismo, regimes totalitários”, disse o vereador Otto na ocasião da homenagem promovida pelo Legislativo mogiano.