Na noite desta quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes sediou a cerimônia de entrega do Prêmio Glória Maria – Mulheres de Destaque 2023. A honraria, de iniciativa dos vereadores Edinho (MDB), Inês Paz (PSOL) e prof. Edu Ota (Pode), foi entregue a doze mulheres da cidade que se destacaram em suas atividades.
Foram homenageadas: a professora Anete Maria da Rocha; a influencer Luciana Lima; a bióloga e pedagoga Maristela da Silva; a psicopedagoga Neusa Eleuteria Magalhães; a jornalista Marilei Schiavi; a empresária Hilda Maria de Jesus; a jornalista Jamile Santana; a artista Lauren Priscila; a produtora rural Cleusa Bispo dos Santos; a servidora pública Luzia Santos de Menezes; a pedagoga Angela Salles Alves Silva; e a artista Jaqueline Aquela.
O nome do prêmio é uma homenagem à jornalista Glória Maria, que faleceu no último dia 02 de fevereiro. Mulher negra, Glória foi um dos maiores nomes do Jornalismo nacional, símbolo de resistência, força, coragem e profissionalismo. Durante seu discurso, uma das homenageadas da noite, a jornalista Marilei Schiavi, enalteceu a importância de Glória Maria na TV brasileira. “Para mim, como jornalista e mulher, receber um prêmio chamado Glória Maria é uma glória. Ela foi uma precursora do jornalismo no país. Ela foi única. E quando você é uma mulher negra e jornalista tem que provar vinte vezes mais do que um homem branco e jornalista”, afirmou.
Emocionada, a jornalista Jamile Santana, uma das homenageadas que compuseram a Mesa Diretiva do evento, falou sobre a importância da representatividade das mulheres negras na sociedade e dos preconceitos que elas sofrem desde a infância. “Chegar em um espaço onde tem muitas mulheres negras é empoderador porque durante a nossa vida passamos por muitos questionamentos sobre nossa capacidade de ocupar os espaços de destaque. Quando você é uma mulher negra esses questionamentos começam desde a infância. Vivemos em uma sociedade racista, então ver tantas mulheres fazendo tantas coisas em tantas frentes é muito inspirador”, ressaltou a jornalista.
Os parlamentares autores do prêmio também usaram a tribuna do auditório para enaltecer a trajetória das homenageadas e falar sobre a importância das mulheres na sociedade. “Esse prêmio tem um significado muito grande porque está terminando mês de março, mês dedicado às mulheres, momento de a gente refletir o quanto é importante investir em políticas públicas para garantir os direitos das mulheres, sobretudo das mulheres negras”, disse Inês Paz.
“Decidi fazer este prêmio porque a cidade é muito conservadora. Algumas pautas como o Hip Hop, por exemplo, fazem muitas pessoas torcerem o nariz. Mas temos que homenagear sim as pessoas que têm representatividade em nossa cidade”, complementou Edinho.
“Fico muito feliz em estar aqui homenageando essas mulheres guerreiras, que fazem a nossa cidade ir para frente”, finalizou Edu Ota.
Muitas entidades ligadas a movimentos sociais participaram da celebração, como o Fórum LGBTQIA+ e escolas de samba da cidade. Ao final da cerimônia o vereador Edinho informou que pretende apresentar um Projeto de Lei para tornar o Prêmio Glória Maria anual em Mogi das Cruzes.