Em sessão ordinária nesta terça-feira, 28, os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram o Requerimento nº 43/2023, que concede “Votos de Profundo Pesar” pelo falecimento do médico Clay Brites, fundador da clínica NeuroSaber e especialista no tratamento de autistas e de pessoas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Brites faleceu aos 49 anos no último dia 11 de março após sofrer parada cardiorrespiratória quando fazia trilha de bicicleta. A homenagem póstuma é de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB).
Titular da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNi), Clay Brites era doutor em Ciências Médicas — Neurologia — pela Unicamp.
Além disso, ele escreveu vários livros e artigos científicos sobre autismo, TDAH e transtornos de neurodesenvolvimento, sendo ainda palestrante e produtor de conteúdo do Instituto Neurosaber. Brites era casado com Luciana Brites e deixou três filhos.
“Fiquei muito triste com o ocorrido. O trabalho do doutor Clay era muito importante. Eu o acompanhava pelas redes sociais. Fiquei até abalada: ele tinha só 49 anos. Infelizmente, a carreira foi interrompida, mas Clay deixou um grande legado”, disse Fernanda Moreno.