Na tarde desta sexta-feira (24), os vereadores participaram da inauguração da central de monitoramento dos totens na Prefeitura de Mogi das Cruzes. Estiveram presentes na cerimônia o presidente da Câmara, vereador Marcos Furlan (PODE), a vereadora Malu Fernandes (SD) e os vereadores Johnross (PODE), Gustavo Siqueira (PSDB), Policial Maurino (PODE), Otto Rezende (PSD), Edinho (MDB), Carlos Lucarefski (PV) e Edson Santos (PSD).
“Os totens vem cobrir um vazio deixado pelas bases que foram reformuladas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Neles não precisamos dispor do nosso efetivo, pois possuem a tecnologia a nosso favor fazendo o atendimento da população”, explicou o secretário de segurança Toriel Sardinha.
Sardinha informou ainda que os equipamentos possuem uma câmera de monitoramento, com alcance de 360º, cinco câmeras unidirecionais com capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas, um interfone conectado diretamente com a Ciemp - Central Integrada de Emergências Públicas, através do qual os moradores podem falar diretamente com a Guarda Municipal em caso de urgências e emergências, além de uma sirene.
“A sensação de insegurança aumentou muito no pós-pandemia, mas do que o efetivo o que nós temos entendido que precisamos investir, e aí sim cabe à Prefeitura, é em inteligência e monitoramento”, pontuou o prefeito, Caio Cunha (PODE).
De acordo com o prefeito, os totens estão em 10 pontos do município, escolhidos a partir de levantamentos e estatísticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança, em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil. Os locais são: Praça da Jaca, Parque Botyra Camorim Gatti, Largo do Rosário, nas regiões das Estações Mogi das Cruzes e Jundiapeba da CPTM, Praça Norival Tavares, a Rua Doutor Deodato Wertheimer em Braz Cubas, Praça da Liberdade, Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e também no distrito de Sabaúna.
O presidente do Legislativo, Marcos Furlan, parabenizou o trabalho realizado por toda a equipe da Prefeitura, lideradas pelo prefeito, co-prefeita e secretário de segurança. “Nossa cidade precisa dessa sensação de segurança e os totens com certeza vão proporcionar esse sentimento aos nossos munícipes”, afirmou Furlan.
“Foi uma indicação nossa feita em fevereiro de 2021, que o prefeito acatou e agora estão aí os totens instalados pela cidade. Lembrando que eles vão substituir as bases com eficiência e eficácia porque quando o policial é procurado na base ele precisa acionar uma viatura porque ele não pode deixar o posto sozinho para ir até a ocorrência”, informou o presidente da Comissão de Segurança da Casa de Leis, vereador Policial Maurino.
“A segurança precisa ser mais eficiente, só se consegue fornecer mais segurança para a população com tecnologia e informação. A Polícia Militar está 24h por dia à disposição das pessoas e esse é um trabalho conjunto, sendo necessário será feito o acionamento da PM e terá nosso apoio integral, atendendo as necessidades da população de Mogi das Cruzes”, destacou o Capitão PM Bernout, do 17º Batalhão de Polícia Militar.
Por fim, a co-prefeita, Priscila Yamagami, ressaltou a importância da segurança pública na vida das mulheres, aproveitando que ainda estamos em março, mês das mulheres, para exaltar o quanto essa população é mais vulnerável aos sinistros que prescindem da intervenção policial.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes prevê ainda que sejam implantados outros 30 equipamentos semelhantes próximos às escolas municipais. A definição dos locais também será feita após estudos e mapeamento dos pontos com maior necessidade de reforço na segurança.