Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Vereadores parabenizam trabalho do bispo Dom Pedro Luiz Stringhini
15/03/2023 - 18:00:00

Na sessão ordinária desta quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção nº 32/2023, de autoria dos vereadores Edson Santos (PSD), Iduigues Martins (PT), Mauro de Assis Margarido (PSDB) e Johnross (Pode). A proposta homenageou com aplausos e congratulações o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, pelos serviços prestados ao município.

“Tenho admiração pelo trabalho de Dom Pedro, pela visão que ele tem principalmente do social. Dom Pedro tem um olhar diferenciado com Mogi, ele se preocupa com a cidade, com a geração de emprego, ele sai da igreja para ir pros bairros, enxerga uma cidade que precisa continuar se desenvolvendo e crescendo”, declarou Santos.

“É justo homenagear uma pessoa que tanto trabalha pela nossa cidade pela nossa igreja, não só a católica, mas muito aberto a todas as religiões, um líder que faz questão de estar presente com outras denominações fazendo com que essa união surta bons resultados. Muitas vezes vemos Dom Pedro amassando barro com o povo porque ele realmente vai onde as pessoas precisam. Todos que precisam chegar até ele, chegam. Isso demonstra o carinho que ele tem pela população”, afirmou Maurinho.

“É uma alegria muito grande parabenizar nosso bispo. Que desde a ordenação vem se dedicando com muito afinco a todas as pessoas, mas principalmente àquelas mais sofrem. O que é muito importante é saber que Dom Pedro tem esse olhar para as pessoas em maior vulnerabilidade, trabalhou diretamente para a regularização fundiária da Chácara dos Baianos. Não só preocupado com o pão material, mas também com o pão espiritual”, acrescentou Johnross.

 “Dom Pedro é um bispo que de fato merece essa homenagem, mas que consegue equilibrar evangelização com o social. Ele não é aquela pessoa de ficar só na sacristia, é a pessoa de buscar o reino de Deus aqui na terra, que busca o direito à moradia, qualidade de vida, dignidade. E também tem o olhar ecológico”, relembrou Iduigues.

Inês Paz (PSOL) parabenizou a iniciativa dos vereadores e reforçou a atuação humanitária, social e evangelizadora do bispo. “Na luta pela regularização das terras em Jundiapeba, junto ao INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, ele acolheu a comissão a Associação da Vila Barreiro na Arquidiocese. Também quando houve as chacinas em que policiais foram condenados por homicídio de jovens, fazendo uma higienização, também foi Dom Pedro que acolheu as mães das vítimas e conseguimos alcançar também a justiça terrena. Então muito merecido”, disse Paz.

Dom Pedro Luiz Stringhini nasceu no dia 17 de agosto de 1953, na Cidade de Laranjal, filho do casal Aurora e Anselmo Stringhini. O homenageado foi ordenado diácono em 1980 e ainda no mesmo ano tornou-se sacerdote pelas mãos de dom Paulo Evaristo Arns. A ordenação episcopal veio em 2001e foi dada a Stringhini pelo então arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes.

Em dezembro de 2009, o religioso foi nomeado bispo da Diocese de Franca, posto que ocupou até 2012, quando foi encarregado de ser o bispo de Mogi das Cruzes.

Em 2011 foi indicado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo que ele chegou, mais tarde, a presidir por quatro anos a equipe.

 

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583