Foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (14) a Moção nº 27/2023 de autoria do vereador Osvaldo Silva (Rep). A iniciativa consigna votos de aplauso e congratulações à Sueli Maria Ferreira Canfora, professora, escritora, poetisa, contadora de histórias, radialista e artesã por sua posse na Academia de Letras, Ciências e Artes – ALCA, da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP).
“A Sueli é uma pessoa do bem e de caráter ilibado. O principal motivo para que ela tenha chegado onde chegou foi justamente pela luta, persistência e perseverança que ela tem”, ressaltou Osvaldo Silva.
Sueli adotou como nome artístico “Su Canfora”, é casada e tem duas filhas. Nasceu na capital de São Paulo e se estabeleceu em Mogi das Cruzes há mais de trinta anos. Foi professora da rede pública estadual por 28 anos, dos quais 25 foram dedicados às escolas estaduais deste município.
Pós-graduada em Literatura Infantil e Contação de Histórias, ministrou oficinas de contação de histórias para alunos de pós-graduação da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e no Programa de Tempo Integral da rede pública.
É idealizadora, produtora e apresentadora do programa Prosa & Arte, na Web Rádio Eros online que vai ao ar nos sábados à noite.
Sua primeira obra literária foi o livro “Minha Caminha de Algodão” voltado ao público infanto-juvenil, lançado na Bienal Internacional do Livro em São Paulo, no ano de 2018. Em seguida vieram “Cheirinho de Chá – pequenas porções de vida”, livro de contos e crônicas publicado em 2020; e “Florada da Cerejeira” obra de poesias lançada no ano seguinte. Ainda este mês, Su Canfora, pretende publicar seu quarto livro intitulado “Voe na Imaginação”.
No início de fevereiro deste ano, foi convidada a ocupar a 5ª cadeira da ALCA da AFPESP, cujo patrono é Castro Alves, se tornando, portanto, membro titular vitalício.