A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (01), o Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2023, de autoria da vereadora Malu Fernandes (SD). A Propositura concede a Maria Gerlania Sousa de Lima o título de Cidadã Mogiana, pelos relevantes serviços prestados ao município.
Atual Dirigente Regional de Ensino de Mogi das Cruzes, Maria tem 44 anos e é formada em Matemática, Física e Pedagogia, Pós Graduada em Gestão Educacional, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia Institucional. Casada com Daniel Teixeira de Lima e mãe de Sara, com 20 anos e Daniel com 5 anos, a homenageada nasceu em Missão Velha, Ceará e, junto aos seus pais, mudou-se para construir a vida em Ferraz de Vasconcelos.
Formou-se na antiga UBC em Matemática e iniciou sua vida docente na Rede Estadual de Educação, inicialmente em Ferraz de Vasconcelos e, há cerca de 18 anos, em Mogi das Cruzes, onde vive até hoje. Em Mogi, já lecionou em muitas escolas da rede estadual, o que a levou a participar de projetos como a busca ativa de alunos e a compreender na prática o labor diário dos educadores. Com a experiência adquirida, foi de 2018 a 2020 PCNP (Professora Coordenadora de Núcleo Pedagógico - Matemática) e Técnica de Apoio Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, responsável pelas Diretorias do Alto Tietê. Em seguida foi convidada a assumir como PEC (Professora Especialista de Curriculo), na DRE de Suzano, em 2021. Em julho do mesmo ano, após ser aprovada em processo seletivo, assumiu o cargo de dirigente regional de ensino.
“Sua gestão tem sido marcada pelo diálogo franco e transparente com toda a sociedade, com atenção, carinho e acolhimento, unindo seu discurso à ação gestora e sua prática pedagógica. Na DRE, vem liderando a equipe, valorizando cada servidor, professor, diretor, gestor, aluno, pai de aluno, executando uma escuta ativa e de mútuo aprendizado que se estende ao tratamento deferido aos os gestores públicos e representantes de nosso município, sindicatos como a Apeoesp e os grêmios estudantis, valorizando o protagonismo de cada um deles no processo educacional”, pontuou a vereadora, no documento apresentado ao Plenário.