Na sessão ordinária desta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento nº 21/2023, de autoria do vereador Edinho (MDB). A proposta visa repudiar um caso de racismo que ocorreu em um posto de combustíveis, no bairro Cidade Parquelândia.
As imagens de uma câmera de segurança do posto, localizado em frente ao conglomerado de condomínios Aruã, registraram o momento em que um homem negro reagiu a um xingamento racista. Nas imagens, um homem branco é flagrado chamando o homem negro de "macaco".
“Todos sabemos a importância das discussões e ações para combater o racismo em nosso país. Apesar das diversas atividades buscando conscientizar a sociedade seguimos presenciando crimes desta natureza. A presente proposta legislativa tem como objetivo, novamente, reafirmar a posição desta Egrégia Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, e, principalmente deste Vereador, no irrenunciável combate a todos os atos criminosos de injúria racial e racismo”, pontuou o parlamentar, no documento apresentado ao Plenário.
“Chama atenção, além de toda agressão verbal, é que o senhor agredido revidou e quem separou a briga foi um outro senhor negro. Mesmo sendo negro ele fez questão de não deixar que aquela violência acontecesse”, pontuou o policial Maurino (Pode).