A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta terça-feira (14), aprovou o Requerimento 14/ 2023, apresentado pelo vereador policial Maurino (Pode). A iniciativa consignou votos de aplausos e congratulações à equipe Proerd da Polícia Militar, pela aplicação do programa na cidade.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, atua sob o comando do tenente coronel PM Manoel Ferreira Neto, 1° Sargento PM Ferreira, Cabo PM Nalva, Cabo PM Anderson, Cabo PM Cesar, atuantes no 17° BPM/M, que formaram 2.244 (dois mil duzentos e quarenta e quatro) alunos no ano de 2022.
O Proerd consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família. O programa foi criado em 1992, no Rio de Janeiro, e tem por objetivo capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver socialmente de maneira saudável, sem drogas e violência.
Estudantes com faixa etária de 09 a 12 anos, do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema Manter Nossas Crianças Longe das Drogas. E de bem com a vida.
O objetivo é promover curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.
O sargento PM Ferreira agradeceu pela homenagem e enalteceu o trabalho do Proerd no município. “É motivo de muita alegria ouvir os vereadores comentando sobre um trabalho positivo, entre outros, da Polícia Militar. Não é à toa que a Polícia Militar tem mais de cem anos e hoje está próxima a completar duzentos anos de existência, de trabalho e compromisso com a comunidade”, afirmou.