A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, por meio do Requerimento n° 8/2023, aprovado durante a sessão ordinária desta terça-feira, 7, consignou votos de profundo pesar pelo falecimento da jornalista Glória Maria Matta da Silva, em 2 de fevereiro de 2023.
A iniciativa foi do vereador Edinho (MDB). Nascida no Rio de Janeiro, ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional. Além disso, ela mostrou mais de 100 países em suas reportagens e apresentou a primeira transmissão em HD da televisão brasileira.
Como repórter, Glória Maria cobriu guerras, grandes eventos esportivos, shows e momentos políticos históricos. “O pioneirismo de Glória é reconhecido como inspiração para uma geração de mulheres e homens negros no Brasil. Ela venceu preconceitos: mulher e negra, a jornalista viajou por todo mundo, conhecendo centenas de países. Por isso, ela foi e sempre será um dos maiores expoentes de representatividade negra no jornalismo”, pontuou Edinho no documento apresentado ao Plenário.
Fernanda Moreno (MDB) também comentou sobre a homenagem. “O Brasil perdeu muito com a morte dela, mas ficou o legado. Fico muito feliz com a iniciativa do vereador Edinho”.