Na sessão ordinária desta terça-feira, 7, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou os Projetos de Lei nº 148/2022 e nº 149/2022, ambos de autoria do vereador Zé Luiz (PSDB). As propostas denominam espaços públicos em Taiaçupeba e Jardim Camila, respectivamente.
No Projeto nº 148/2022, a atual Rua Sem Denominação, que inicia na Rua dos Lírios e termina em terrenos particulares, passa a ser chamada de Rua Dr. Modesto Firmino. Já o Projeto nº 149/2022 batizou de Praça Orlando Patrício Dias a atual Praça Pública, que se inicia na Avenida José Glicério Melo e termina na Avenida Oscar Lopes de Campo, no Jardim Camila.
“O senhor Modesto era um mineiro esforçado que foi para a carreira de Farmácia. Ele fincou raízes em Taiaçupeba, abrindo lá a farmácia que leva o mesmo nome do Distrito. Por tudo isso, ele era considerado um verdadeiro médico lá no Distrito. Infelizmente, o perdemos para a Covid-19”, disse o vereador Zé Luiz, autor da homenagem.
Modesto Firmino é natural de Poços de Caldas, Minas Gerais. O homenageado trabalhou no laboratório Majer Meyer, na linha de produção, daí a jornada no ramo farmacêutico.
Além disso, Firmino teve experiência como farmacêutico em diversos hospitais, como Hospital do Servidor Público, Instituto Adolf Lutz, entre outros.
Ele viveu seus últimos 35 anos de carreira na região de Mogi das Cruzes, tornando-se proprietário da Drogaria Taiaçupeba.
Já Orlando Patrício Dias nasceu em 17 de março de 1948, em Ouro Preto, Minas Gerais. Durante sua juventude e adolescência, ele trabalhou na roça, no transporte de lenha para a cidade, com o uso de burros e mulas.
Em 1973 mudou-se para Mogi das Cruzes, onde trabalhou por dezessete anos na Companhia Siderúrgica de Mogi das Cruzes (COSIM) até o encerramento definitivo das atividades da empresa em 1990.
“Mais uma vez vou homenagear um mineiro que virou mogiano. Seu Orlando, que é lá do Jardim Camila, atuou como professor, trabalhou na Cosim e no Juizado de Menores. Ele também ficou bem conhecido por um comércio que abriu lá no bairro. Toda a comunidade do entorno fazia compras ali. Seu Orlando era uma referência, um verdadeiro líder de bairro”, disse Zé Luiz.