Autoridade diplomática entregou raquetes de badminton para incentivar o esporte na Cidade
Vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes participaram na noite desta quinta-feira, 2, de evento na Associação Cultural Agrícola Itapeti, no bairro de mesmo nome, onde o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, entregou 40 raquetes de badminton para serem usadas para a prática do esporte no Município.
O material esportivo havia sido doado por atletas da Associação de Badminton do Japão por meio do projeto do governo nipônico “Sport for tomorrow”, que pretende fomentar a prática da modalidade em todo o mundo.
O vereador prof. Edu Ota (PODE) representou o presidente da Casa de Leis mogiana, Marcos Furlan (PODE). Além dele, participaram da cerimônia os parlamentares Vitor Emori (PL) e Mauro Yokoyama (PL).
A solenidade contou ainda com o presidente da Associação Cultural Agrícola Itapeti, Daniel Mitsuru Haga, com o cônsul-geral do Japão no Brasil, Ryosuke Kuwana, e com Masayuki Eguchi, chefe da JICA (Japan Internacional Cooperation Agency), instituição ligada ao governo nipônico que indicou Mogi das Cruzes a receber os artigos esportivos.
O Executivo mogiano teve como representantes o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira, a coordenadora de badminton da pasta, Agnes Noda, além do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e vereador licenciado, Pedro Komura.
“Fico emocionado de participar desse evento e de ver que nossa Cidade foi escolhida para receber tão importante doação. Tenho certeza que o badminton tem muito potencial e ainda vai dar muito orgulho para a nossa Mogi”, disse o vereador prof. Edu Ota.
Por sua vez, o presidente da Associação Cultural Agrícola Itapeti, Daniel Mitsuru Haga, agradeceu o envio dos acessórios de badminton, já que sua instituição mantém parceria com a Prefeitura para aulas desse esporte a crianças e jovens mogianos.
“Fico extremamente grato com esse gesto e tenho certeza de que nossos atletas vão ajudar a divulgar o badminton com amor e competência”.
Em seu discurso durante a solenidade, o secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Nogueira, disse que no próximo mês será montado um Núcleo de Badminton no recém-inaugurado Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira Tuta, na Nova Mogilar. “É uma alegria enorme receber estes presentes. Vamos utilizá-los muito, já que, no mês que vem, abriremos uma escolinha de badminton no nosso mais novo ginásio de esportes”.
Dispensando a formalidade, o embaixador japonês no Brasil, Hayashi Teiji, trocou o terno por bermuda e camiseta para praticar o badminton nas quadras da Associação Itapeti, ao lado de jovens jogadores mogianos. “Agradeço aos atletas da Associação de Badminton do Japão. O objetivo de intermediar essas doações é incentivar esse esporte, assim como estimular os fabricantes desses itens esportivos. Em 2023, vamos comemorar os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. Nesse contexto, será uma excelente chance para estreitar ainda mais as relações do Brasil com o Japão e fazer com que cada vez mais e mais pessoas descubram o amor pelo badminton”.
Também prestigiaram o evento o ex-vereador de Mogi e atual interventor da Santa Casa de Suzano, Sadao Sakai, e o ex-deputado estadual Luiz Carlos Gondim.