Nesta quarta-feira (01), durante a sessão ordinária, os vereadores aprovaram a Moção nº 3/2023 de autoria do vereador Edson Santos (PSD). A iniciativa lamenta o falecimento do ex-secretário de transportes e logística do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, aos 64 anos, ocorrido em 22 de janeiro na capital.
Nascido em 28 de outubro de 1958, em São Paulo, João Octaviano se formou engenheiro civil na Escola de Engenharia de Mauá. Fez carreira na administração pública como técnico e gestor atuando em áreas como transporte urbano, logística, habitação e novas tecnologias.
João Octaviano exerceu os cargos de diretor presidente da PRODAM, secretário municipal de Gestão e secretário-adjunto municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, bem como de secretário municipal de Serviços e Obras.
Foi diretor de Informática e Desenvolvimento Organizacional do BANESPA. Atuou na área de meio ambiente, tendo sido superintendente de Assistência aos Municípios da Companhia Estadual de Saneamento Básico – CETESB. Na EMURB, foi chefe de gabinete da presidência e coordenador do CONAE da Secretaria municipal de Educação.
Foi também professor de planejamento urbano da Escola de Engenharia de Mauá e professor de Relações com o Estado, Tecnologia de Informação aplicada à Modernização da Administração Pública e Gerenciamento de Crises, na mesma faculdade. Ocupou o cargo de conselheiro do Conselho de Administração da PRODAM. Foi Chief Executive Officer (CEO), ou seja, o principal executivo da AACD – Associação de Assistência à Criança e Adolescente.
Foi presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, em 2017, e secretário municipal de Mobilidade e Transporte até o final de 2018.