Os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram, em sessão ordinária nesta quarta-feira, 1, o Requerimento nº 3/2023, que concede “Votos de Profundo Pesar” pela morte do ex-vereador Miguel Sanchez, aos 79 anos, no dia 26 de dezembro de 2022. De autoria do vereador Edson Santos (PSD), o documento legislativo presta homenagem póstuma ao ex-parlamentar.
Filho do espanhol Manuel Sanchez Grillo e de lrene Sanchez, Miguel era o mais velho de cinco irmãos. Ele foi casado por 52 anos com a professora Hedina Castelhano Sanchez, com quem teve dois filhos: a dentista Jaqueline, mãe de Letícia, e o engenheiro Frederico, pai de Marina. lmportante liderança de Mogi das Cruzes, Miguel Sanchez exerceu mandato como vereador da Cidade em 1983.
Em 1970, o homenageado se graduou na primeira turma de Direito da Universidade Braz Cubas (UBC). Além disso, ele obteve a graduação em Administração pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
Miguel Sanchez também ficou conhecido no Município como excelente advogado na área civil e trabalhista, com mais de 42 anos de profissão. Em 2013, foi eleito o advogado do ano pela OAB de Mogi.
O ex-vereador foi ainda professor de Contabilidade, sendo que ministrou aulas no "Colégio Policursos", na EEPSG "Pedro Malozze" e na escola de Ensino Médio "Francisco Ferreira Lopes".
Por dezoito anos (1963 a 1981), ele também trabalhou na área de Contabilidade da empresa Huber-Warco do Brasil.
Amante da arte, da música e da leitura, Miguel Sanchez possuía discos de vinil de artistas como Elvis Presley, Johnny Mathis, Frank Sinatra, Paul Anka, entre outros.
Grande admirador do poeta Garcia Lorca, ele também foi associado ao Clube Náutico Mogiano por mais de 60 anos, clube pelo qual o homenageado demonstrava uma grande admiração.
Em 2004, ele tornou-se sócio do Lions Clube Centro - Mogi das Cruzes. Mais uma faceta do ex-vereador era sua apreciação pelos debates filosóficos da Maçonaria na "Loja Maçônica União e Caridade lV". Em 2001, foi eleito Venerável Mestre.
“Advogado, foi um grande vereador nesta Casa, um grande militante da advocacia, das mais diversas causas sociais, nunca faltou ao debate dos temas mais importantes da nossa cidade. É uma perda inestimável de um grande ser humano. Deixou um grande legado”, afirmou o vereador Iduigues Martins (PT).
“Nosso sempre vereador Miguel Sanchez, associado do clube Náutico, foi candidato a presidência algumas vezes contra o império do Carlito. Muito do que foi lido sobre a sua biografia eu ouvi da boca do próprio homenageado. Foi meu professor na escola Pedro Malozzi ensinava economia, contabilidade, um trabalhador que merece muitas homenagens pelo que fez”, declarou o presidente da Câmara, vereador Marcos Furlan (PODE).
“Também quero lamentar a morte do Miguel Sanchez, mas ressaltar suas contribuições para a Educação pública e, na vereança por todo o carinho e trabalho dedicado à cidade de Mogi das Cruzes. Pessoas como ele jamais serão esquecidas”, completou a vereadora Inês Paz (PSOL).
“Foi uma pessoa muito conhecida, advoguei junto com ele, nos trouxe muitos ensinamentos, pois sempre estava disponível para orientar aqueles que apresentavam dúvidas. Lamento essa perda e ressalto o merecimento desta homenagem”, vereador Carlos Lucareski (PV).