Durante a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (30) os vereadores homenagearam o Programa Vizinhança Solidária, por meio de votos de aplausos ao capitão PM Marcelo Bueno Bernoldi, ao cabo PM Silvana Domingos Vicente e ao soldado PM Felipe Francisco dos Santos, que fazem parte do Programa. O Requerimento nº 157/2022 é de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Marcos Furlan (PODE). Durante a sessão os policiais homenageados receberam diplomas de mérito da Comissão Permanente de Segurança do Legislativo.
“Esse Requerimento visa exaltar o programa Vizinhança Solidária, e também os soldados, cabos e todo o efetivo da corporação que representa, além do poder público, a pessoa que faz o seu relacionamento com a comunidade”, ressaltou Furlan.
“Muitas vezes não paramos para reconhecer os trabalhos que são desenvolvidos pela Polícia Militar, que tem vários modelos de patrulhamento. Dentre esse modelo o Vizinhança Solidária, que é muito importante, pois é uma forma da comunidade se unir”, complementou o vereador Policial Maurino (Pode).
Regulamentado em 2018 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Projeto Vizinhança Solidária é considerado um dos mais efetivos na redução da criminalidade. Para obter resultados positivos na prevenção de delitos é desenvolvida uma integração da comunidade com a Polícia Militar, através da qual os moradores comunicam aos militares quaisquer movimentações suspeitas na vizinhança.
Em Mogi das Cruzes, o trabalho é coordenado pelo Tenente Coronel PM Manuel Ferreira Nego, comandante do 17º BPM/M com o apoio de todo o efetivo. De acordo com o documento legislativo a intenção é legitimar, através da homenagem, a atuação desses profissionais que buscam preservar a vida e o patrimônio somando forças com a comunidade no combate ao crime.
Representando os homenageados, o capitão PM Bernoldi agradeceu ao Legislativo pela homenagem e destacou a importância do Projeto no município.