Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Coordenadora Pedagógica que salvou bebê de engasgamento recebe aplausos
23/11/2022 - 18:28:00

Foi aprovado o Requerimento nº 145/2022, na sessão ordinária desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. A iniciava, apresentada pelos vereadores, policial Maurino (Pode) e Fernanda Moreno (MDB), consignou votos e aplausos à educadora Elayne do Amaral Silva por ter salvo uma bebê de engasgamento.

Elayne, coordenadora pedagógica do CEI Pequenos Inventores, utilizou a manobra de Heimlich para salvar a vida de uma aluna, uma bebê de um ano e dois meses que engasgou e chegou a perder o ar. Após Elayne realizar os procedimentos de primeiros-socorros, a menina voltou a respirar. Com 39 anos, Elayne é formada em pedagoria e mãe de Marcos (18 anos), Sara (15 anos), Izaac (11 anos) e Manuella (03).

“O engasgo não é fácil, quantas vezes como policial fomos atender chamados de mães desesperadas com uma criança engasgada. Mas, olha só a visão, o tempo e a atitude que a senhora Elayne teve, talvez nós ao olharmos para criança, pensássemos está calor, está vermelhinha, mas ela percebeu a anormalidade no comportamento da criança. Vejam a importância do conhecimento, do treinamento, da dedicação e acima de tudo a importância do amor por aquilo que faz”, afirmou o coautor da iniciativa policial Maurino.

“Talvez você não tenha a dimensão do que isso significa, porque estava lá fazendo o seu trabalho, mas imagina para os pais que deixam seus filhos na escola e querem levar de volta do jeito que deixou. Além do treinamento que os professores recebem o cuidado com essas crianças como joias raras, vocês são as heroínas da vida real. Essa homenagem é simbólica, mas é muito gratificante” completou a coautora da proposta, Fernanda Moreno.

“ Quero parabenizar a coordenadora Elayne que salvou essa vida e lembrar aos colegas vereadores e vereadoras da importância de cobrarmos o Executivo para que bons projetos não sejam esquecidos na gaveta. Lembro que em 2019, quando assumi a Comissão de Educação, apresentei um projeto para capacitar os professores e funcionários em primeiros-socorros, foi aprimorado e apresentado novamente em 2021, assinado em conjunto naquele ano com o ex-vereador Rodrigo Romão, que virou lei. Muitos lembram do atentado na escola Raul Brasil em Suzano. Seis meses antes, eu havia apresentado um projeto para interligar nossas escolas municipais e creches à Central de Segurança da Guarda Municipal e esse projeto foi aprovado, virou lei e ficou parado na Prefeitura. Capacitações assim não geram custo algum para a Prefeitura porque são frutos de parcerias com o Samu, com o Corpo de Bombeiros, com a Guarda Municipal e ajuda a salvar vidas”, completou o vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL).

“Fico muito feliz com o Requerimento, porque estamos falando de algo positivo, quando tivemos diversas notícias falando de acontecimentos tristes em diversas cidades pela falta de aplicação da Lei Lucas. Lembrar também que esse ano fizemos uma indicação à Prefeitura cobrando a obrigatoriedade da capacitação, que é muito importante que aconteça de forma contínua, com um cronograma de ações na Secretaria de Educação, precisamos ressaltar as heroínas e os heróis dessa cidade”, declarou a vereadora Malu Fernandes (SD).

“Acredito que a confiança das famílias ao nos entregar todos os dias seus amores incondicionais para que sejam respeitados e cuidados e que ainda recebam atividades pautadas em conhecimento científico, é imprescindível para que os vínculos estabelecidos com essas crianças resultem em conquistas qualitativas que reflitam positivamente no desenvolvimento cognitivo delas. Por fim, agradeço o importante reconhecimento dessa respeitosa Casa de Leis e aproveito para convidá-los para fiscalizar, monitorar e se apaixonar pelo modelo dos serviços que ofertamos aos nossos verdadeiros heróis do futuro”, destacou a homenageada Elayne.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583