A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (9), a Moção de Apelo n° 118/2022, que solicita que o servidor Elias de Oliveira seja reconduzido à Patrulha Ambiental de Mogi das Cruzes. A iniciativa do documento legislativo é dos vereadores Mauro Yokoyama (PL) e Inês Paz (PSOL).
A Moção de Apelo nº 118/2022 será encaminhada ao secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, ao coordenador da Guarda Civil Municipal, Walter de Siqueira, ao prefeito, Caio Cunha (PODE), e à presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Elisangela da Silva.
Em 2021, foi criada na Cidade a Patrulha Ambiental, agrupamento formado a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Secretaria Municipal do Verde Meio Ambiente. O acordo teve como finalidade a proteção das áreas ecossistêmicas do Município.
Segundo os parlamentares, o servidor Elias de Oliveira se destacou na força-tarefa ecológica, da qual foi removido no início do segundo semestre deste ano.
“Elias é um exemplo de servidor, atuando na Secretaria Municipal de Segurança desde 2011, sempre dedicado à construção de melhor qualidade de vida para os que residem em Mogi das Cruzes. Durante os mais de 10 anos de atuação, 0liveira passou pela Patrulha Rural. Essa experiência o gabaritou para ser pioneiro na Patrulha Ambiental”, argumentam os parlamentares na justificativa da Moção nº 118/2022.
Oliveira foi direcionado para função de cuidador de um terreno inutilizado da Prefeitura, área que abrigou a antiga Casa de Acolhimento.
Ainda de acordo com Inês e Mauro Yokoyama, a transferência do funcionário público teria sido arbitrária, causando comoção e indignação naqueles que conhecem o trabalho do patrulheiro.
“Quando você tem um servidor que é dedicado, que a pop gosta, que faz o serviço com amor, aí ele é transferido. Esse é o prêmio que a Prefeitura dá para ele? Achamos importante que na reunião que houve no dia 12 de setembro o Secretário Toriel Sardinha se comprometeu em rever a decisão para que o servidor volte a exercer sua função”, destacou Inês Paz.
“Foi afastado um GCM em um momento crítico em que não só a zona rural, mas toda a periferia da cidade necessita de investimento em segurança. Esse apelo não é só nosso, ele vem em nome de muitas pessoas que estão fazendo uma petição para o seu retorno, por sua competência e pela pessoa que ele é. Vamos atender a demanda de uma população que clama pela segurança municipal”, completou o vereador Mauro Yokoyama.
“O Elias, também conheço, já nos ajudou muito em situações de maus-tratos aos animais, na situação do Brejinho, um servidor que realmente honra a farda da GCM, que gosta do que faz”, declarou a vereadora Fernanda Moreno (MDB).
“Conheço bem o trabalho do Elias, sei o quanto é dedicado à GCM, não importa o setor que esteja atuando, sabemos do seu carinho pela população e pelo trabalho que você faz. Estamos aqui para dialogar com o Executivo, tomar conhecimento da situação para junto com os vereadores proponentes buscarmos a solução para o caso”, afirmou o vereador Maurinho do Despachante (PSDB).
“Assim que tomei conhecimento da Moção, busquei informações e afirmaram que o afastamento das funções havia ocorrido por problemas de saúde. Mas, pode contar com nosso gabinete para entrar em contato com o Secretário para rever a situação”, disse o vereador Juliano Botelho (PSB).