Em sessão ordinária nesta quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei nº 107/2022, que modifica a nomenclatura da atual Rua Aurora, na Vila São Paulo, no bairro Botujuru, para Rua Antonio Lucas.
De autoria do vereador Johnross (PODE), a propositura tem efeito sobre toda a via, que é cortada pela Avenida Francisco Rodrigues Filho e vai até a Rua Romã.
Nascido em outubro de 1922, Antonio Lucas era mineiro da cidade de Pedra do Anta e foi um dos pioneiros a morar no Botujuru, quando o local era praticamente desabitado.
Antonio Lucas trabalhou na antiga Cosim (Companhia Siderúrgica de Mogi das Cruzes), que funcionava na Vila Industrial. O homenageado com o nome da via pública casou-se com Dorcelina Vieira Souza e teve oito filhos: Adão, Aparecida, Carlos Antonio, Célia Regina, Genival, Juliana, Leandra e Rubens.
Além disso, Antonio Lucas foi o primeiro morador da Rua Aurora a contar com uma televisão. Por isso, ele costumava receber vizinhos para assistir novelas e telejornais em sua residência. Ele foi ainda o fundador e presidente do primeiro time de futebol do Botujuru: o Estoril. Mais tarde, a equipe passaria a se chamar Vila São Paulo, designação que permanece até hoje.
“Sempre preocupado com as condições do bairro, seu Antonio Lucas era muito atuante na política, lutando por melhorias para o povo do Botujuru. Não raro, ele era visto com rastelo e enxada para limpar com os próprios punhos terrenos do local que ficavam com mato alto”, justifica Johnross, autor da homenagem.
“Eu, que também sou morador do Botujuru, tive o prazer de jogar no Vila São Paulo e por coincidência o presidente do clube na ocasião era o filho do sr. Antonio, Genival Lucas, também já falecido, parabenizo o autor da propositura e a família do homenageado”, declarou o vereador Juliano Botelho (PSB).
Falecido em agosto de 1997, Antonio Lucas também participou da construção da Paróquia Sagrada Família, a qual frequentou até seus últimos dias.