A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta terça-feira (8), aprovou o Projeto de Lei nº 82/2022, apresentado pelos vereadores Osvaldo Silva (Republicanos) e Edson Santos (PSD). A proposta visa instituir a campanha Junho Violeta - mês de combate à violência contra Pessoa Idosa, a ser realizada anualmente no referido mês, no município de Mogi das Cruzes.
De acordo com o Projeto de Lei, a campanha destina-se a sensibilizar e conscientizar a população sobre os diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, bem como, mobilizar para o uso da cor violeta como símbolo da luta.
Entre os motivos expostos pelo autor da propositura destaca-se o crescimento da população acima de 60 anos no Brasil e o despreparo político, econômico e social para atender as demandas desse grupo. O preconceito etário também é apontado como uma das principais preocupações da comunidade internacional ao discutir e planejar políticas públicas voltadas à promoção do envelhecimento seguro.
“Para prevenir e combater a violência contra a pessoa idosa, é preciso reconhecê-la como um problema de toda a sociedade, as principais violações registradas são: negligência, violência psicológica, violência física, violência institucional, abuso financeiro e patrimonial”, pontuaram os parlamentares, no documento apresentado ao Plenário.
“Esse projeto nos convida a refletir a forma com que estamos tratando a pessoa idosa. O projeto Junho Violeta em si não resolve o problema dos direitos violados dos idosos, mas espera-se, que através desse projeto, que em um futuro breve as pessoas atuem de forma mais consciente com relação à dignidade e à qualidade de vida do idoso”, argumentou Osvaldo Silva.
“Esse é um trabalho da Câmara Municipal. Para nós, o importante não é somente iluminar os prédios públicos, mas divulgar o objetivo desse Projeto, pois se trata da conscientização da violência contra os idosos”, complementou Edson Santos.