A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (19), a Moção nº 113/2022, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” à professora e pesquisadora educacional Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol. A educadora se destacou na Secretaria de Estado da Educação por causa do trabalho realizado por ela na Escola Estadual Maestro Antônio Mármora Filho, no Conjunto Nova Bertioga, onde atende a estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A iniciativa da homenagem é da vereadora Inês Paz (PSOL). “No dia 15 foi Dia do Professor. Na rede pública estadual, há muito pouco a comemorar. Um desses motivos é a resistência dos educadores. Como diz Paulo Freire: precisamos investir na Educação para transformar pessoas até que essas pessoas transformem o mundo”.
O vereador Zé Luiz (PSDB), que atua na causa dos alunos com deficiências, aproveitou para criticar a negligência com um estudante com esse perfil na rede municipal. “Existe um pai, o senhor Valdecir de Almeida, que tem um filho deficiente e há três meses é obrigado a subir com a criança no colo porque o elevador não está funcionando lá no CAIC [Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia]. Além disso, continuo esperando ansiosamente pelo Plano Municipal de Educação, que ainda não chegou a esta Casa de Leis”.
Maria de Lourdes trabalhou como voluntária na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Depois disso, ela passou a usar a sua experiência com autismo para orientar outros professores.
Mestre em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação, ela é ainda especialista em TEA, neuropsicopedagogia, psicomotricidade e ABA (da sigla em inglês Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada).
Cópias do documento legislativo serão remetidas à homenageada, à gestão da Escola Estadual Maestro Antônio Mármora Filho, ao secretário de Estado da Educação de São Paulo, Hubert Alquéres e à secretária municipal de Educação, Helen Gomes dos Santos.