Em sessão ordinária nesta quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Decreto Legislativo n° 24/2022, que concede o “Título de Cidadão Mogiano” ao educador José Cipriano, mais conhecido como Cipriano. A iniciativa da homenagem é do vereador Francimário Vieira (PL), o Farofa.
“Ao longo de 43 anos dedicados ao ensino, Cipriano já formou mais de 3 mil profissionais, fornecendo uma grande contribuição para o desenvolvimento de nossa Mogi das Cruzes. Fiquei feliz em fazer essa homenagem. Os alunos dele estão me ligando e elogiando o nosso reconhecimento”, afirma o vereador autor da propositura.
Biografia
José Cipriano nasceu em 1943 na fazenda Bom Jardim, em Santo Antônio do Amparo, Minas Gerais. O homenageado é casado há 35 anos com Maria do Carmo Gomes Cipriano e tem três filhos: Marco Antônio, Sidney Roberto e Tatiana. José Cipriano é ainda avô de três netos: Lucas, João Victor e Davi, além de ser bisavô de Heloísa e Anthony.
O educador chegou a Mogi das Cruzes aos 6 anos, no final da década de 40. É filho mais velho de Alcides Rafael e Alice Cipriano. Cipriano passou a infância e a juventude na Vila Industrial, já que seu pai veio para a Cidade para trabalhar na antiga Mineração Geral do Brasil (MGB).
Aos 13 anos, ele perdeu a mãe e ajudou o pai na criação dos irmãos. Fez o primário e o ginásio na Escola Estadual Dr. Deodato Wertheimer e o colegial no Instituto de Educação Dr.Washington Luis. Paralelamente, estudou Mecânica de Ajustagem no Serviço Nacional de Aprendizagem lndustrial (Senai).
Também fez curso de Desenho Mecânico na antiga Escola Industrial Presidente Vargas (hoje Escola Técnica Estadual - ETEC), onde voltou como professor anos mais tarde e continua até hoje, somando 43 anos de trabalho.
O professor é formado em Engenharia de Operação pela Universidade Braz Cubas (UBC). Além disso, o profissional conta em seu currículo com diversos cursos de especialização em sua área
Seu primeiro emprego foi como estagiário do Senai aos 15 anos, na Mineração Geral do Brasil. Desde então, ele descobriu sua afinidade para a área de Desenho Industrial e Manutenção. Cipriano trabalhou em diversas indústrias da região, tais como:
- Companhia Siderúrgica de Mogi das Cruzes;
- Indústria de Papel Rio Verde;
- Companhia Mogi de Café Solúvel;
- IBAR (Indústria Brasileira de Refratários);
- Hoescht do Brasil.
Em paralelo às atividades exercidas na indústria, Cipriano desde 1979 se dedica ao ensino técnico em nossa Cidade, tendo passado pelas escolas Liceu Braz Cubas, Escola Técnica Mogiana e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.