Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Vereadores aprovam “Votos de pesar” pela morte do biomédico e professor Gustavo Pacca
18/10/2022 - 17:00:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (18), o Requerimento nº 126/2022, que concede “Votos de Profundo Pesar” à família pela morte do biomédico e professor Gustavo Júlio Pinto Pacca, no último domingo 16, aos 72 anos.

A homenagem é uma iniciativa do vereador Pedro Komura (PSDB).   “O falecimento do biomédico e professor Gustavo Pacca deixa uma grande lacuna no coração de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Vai deixar um grande legado à população mogiana tanto de amor ao próximo como de trabalho e esforço do desenvolvimento de nossa Cidade em diversos setores”, justifica o vereador autor da proposta.

Iduigues Martins (PT) foi outro parlamentar a lamentar a perda do profissional e educador. “Também quero manifestar meus sentimentos. O doutor Gustavo Pacca deixou a sua história da Cidade”, disse.

Nascido na capital paulista, Gustavo Pacca migrou para Mogi das Cruzes aos três anos, juntamente com seu pai, Júlio de Castilho Pinto Pacca, Fiscal de Rendas, que veio para o Município por causa de uma transferência.

Gustavo Júlio Pinto Pacca estudou Biomedicina na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) na turma de 1975.

Desde 1974, ele trabalhava com o professor Wilmes Roberto Gonçalves Teixeira, fazendo pesquisas para o Laboratório Bonelli.

Ele também atuou no CICS (Centro de Investigações de Crimes Sexuais), que surgiu com a finalidade de encontrar criminosos pelo DNA e oferecer apoio psicológico às vítimas.

Contudo, com custo elevado e sem parcerias, a UMC não conseguiu mantê-lo em funcionamento.

Logo após formar-se em Biomedicina, Gustavo Pacca passou a ministrar aulas no Centro de Ciências Biomédicas da UMC, onde foi professor e decano, além de ocupar cargos administrativos no CICS.

Pacca também foi Auditor, Consultor e Especialista em Sistemas de Qualidade ISO e ONA em serviços hospitalares.

No ano de 1995, o biomédico presidiu o Rotary Clube de Mogi das Cruzes/Centro, no qual atuou por sete anos. Em 1998, na gestão de José da Silva, presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Gustavo Pacca foi diretor da Setorial de Laboratórios de Análises Clínicas e Diagnósticos por Imagem.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583