Foi aprovada em sessão ordinária nesta terça-feira (11) a “Moção de Aplausos” nº 111/2022, que confere “Votos de Congratulações” à 4ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+, que aconteceu na Cidade no último domingo (9).
Neste ano, pela primeira vez, a Parada LGBTQIAP+ de Mogi tomou as ruas da cidade, com concentração em frente ao Fórum e à Universidade Mogi das Cruzes (UMC), na Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida e Sousa. A passeata teve como apoteose a Avenida Cívica. A autoria da homenagem ao evento é dos vereadores Inês Paz (PSOL) e Iduigues Martins (PT).
“No domingo a cidade brilhou, mesmo debaixo de forte chuva, em mais de 7 horas de muita alegria, demonstrando a importância da luta dos movimentos sociais organizados e da cultura LGBTQIAP+”, justifica a parlamentar.
Com o tema "Seu conservadorismo não vai nos parar. Da licença que a Parada vai passar!", o cortejo teve como objetivo lembrar o poder público da importância em se investir em políticas coletivas para esse grupo social.
No documento, os vereadores destacam que a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes “fez sua parte”, disponibilizando as Secretarias de Cultura e Turismo, Segurança, Infraestrutura Urbana, Mobilidade Urbana, Assistência Social e Saúde para auxiliar na realização da marcha.
Durante a sessão, a parlamentar lamentou o fato de a Parada não fazer parte do Calendário Turístico do Município. “O calendário turístico da cidade é importante porque fica registrado como evento institucional. Nós sentimos uma certa discriminação e preconceito da parada não está no calendário”, lamentou Inês Paz.
Cópias do documento legislativo serão encaminhadas à Regina Maria Tavares, presidenta do Fórum Mogiano LGBTQIAP+, a Ewerton do Nascimento Morais, representante do “Coletivo Diversidade do Alto Tietê” e ao prefeito da Cidade, Caio Cunha (PODE).