Em sessão ordinária na tarde desta terça-feira (4), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou a Moção nº 110/2022, que confere Votos de Aplausos e Congratulações às pessoas com 60 anos ou mais da Cidade em razão ao “Dia Internacional do Idoso”, comemorado em 1º de outubro.
A iniciativa é do vereador Osvaldo Silva (REP), presidente da Comissão de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos do Legislativo.
O Dia lnternacional do ldoso foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1991. No Brasil, a data coincide com a criação do Estatuto do ldoso.
“A criação desta data tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população. Afinal de contas, o processo demográfico mundial passa por uma transição única e irreversível, resultando no aumento da população idosa em todos os lugares. Segundo a Fundação SEADE, neste ano, Mogi das Cruzes está com mais de 65 mil habitantes com idade acima dos 60 anos”, argumenta o parlamentar, autor do documento legislativo de homenagem aos mais velhos.
Inês Paz (PSOL) também falou sobre o tributo à categoria. “De fato, sou uma idosa, já que tenho 70 anos. Infelizmente, existe um tremendo descaso com essa população, que está aumentando bastante nos últimos anos. Em 2010, Mogi tinha 39 mil idosos e, agora, há mais de 65 mil pessoas nessa faixa etária em nosso Município”, ressaltou a psolista.
A parlamentar também defendeu mais articulação entre as pastas do Executivo que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida desse grupo de cidadãos. “É preciso maior integração entre as várias secretarias que envolvem esse público: Transportes, Saúde e Assistência Social, por exemplo. Além disso, é fundamental um olhar mais sensível para as políticas públicas. Por exemplo: muita gente não tem acesso ao Pró-Hiper porque não tem condições de pegar um ônibus para vir de um bairro na periferia até a área central de nossa cidade”.
Segundo o autor da Moção, o “Dia lnternacional do ldoso” também é um motivo de reflexão sobre as políticas públicas em prol do envelhecimento saudável. “Falei com os vereadores das comissões permanentes de Assistência Social, de Saúde e de Esportes. É preciso a união de várias comissões diferentes porque a luta é de todos. Faremos uma audiência pública no dia 14 de outubro aqui nesta Casa de Leis para abordar os investimentos realizados na Cidade para essa população. Parabenizo todos os idosos neste dia e vamos criar ações para valorizá-los e aumentar as políticas públicas necessárias”.
Cópias da Moção nº110/2022 serão remetidas à presidente do Conselho Municipal do ldoso, Juraci Fernandes, e à coordenadora da Coordenadoria Municipal do ldoso, Vera Freitas.