Na noite desta quarta-feira (28) a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessão solene de entrega do título de Cidadão Mogiano ao engenheiro civil, comerciante e atual presidente da Associação Cultural e Esportiva Bunkyo, Frank Hiroshi Tuda, pelos relevantes serviços prestados a Mogi das Cruzes.
A homenagem foi de iniciativa do vereador Pedro Komura (PSDB). Representando o Legislativo Mogiano, Komura lembrou das lutas em prol de melhorias para a comunidade Nipônica iniciada pelo pai do homenageado e que foi transmitida às gerações seguintes. "O legado da família é o trabalho em prol do bem comum. Também no Bunkyo, Frank colocou em prática esse aprendizado. Se envolveu diretamente na resolução de problemas financeiros da Associação na década de 2000. E, desde que assumiu a presidência do Bukyo, o Akimatsuri cresceu e adquiriu toda essa dimensão que temos hoje", disse Komura.
“A cidade ganha mais um filho, cuja história de vida se confunde com a de Mogi. Hoje homologamos sua nova certidão, como Cidadão Mogiano, em reconhecimento a tudo o que Frank Tude faz pelo Bunkyo, pela Akimatsuri, por Mogi e por toda a Região do Alto Tietê”, afirmou Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano.
Já a Cônsul-geral do Japão em São Paulo, em exercício, Shiho Komuro, Frank Tuda é um cidadão muito importante para a comunidade nipo-brasileira e para as relações entre o Brasil e o Japão. “Tuda vem se dedicando com tamanha diligência para estreitar as relações e manter ativos os laços da comunidade, especialmente durante o período da pandemia. Colocando em prática toda experiência adquirida no Akimatsura e em outros eventos e projetos como o de limpeza RevitaMogi”, reconheceu Komuro.
“Nas minhas primeiras agendas como prefeito de Mogi das Cruzes, nas mais diversas áreas, sempre me encontrava com Frank Tuda, tamanha é a sua participação e engajamento nas pautas da cidade e junto à comunidade mogiana”, declarou Caio Cunha (PODE), prefeito de Mogi.
Em seu discurso de agradecimento, o homenageado relembrou momentos importantes da infância que ajudaram na sua formação como cidadão e foram determinantes para construção de vínculos com esta cidade. “Foi uma surpresa não só pelo título, mas pela forma como me vi refletindo sobre a importância de Mogi para o meu crescimento pessoal e profissional”, destacou Tuda.
Biografia
O homenageado nasceu em 1967, na vizinha cidade de Biritiba Mirim, na terceira geração de uma família de imigrantes japoneses. Aqui em Mogi das Cruzes, formou-se em engenharia civil, constituiu família e construiu seu comércio de ferragens e materiais elétricos, o Center Tuda. Em paralelo, manteve sua carreira como engenheiro civil. Também foi nesta cidade que teve seu primeiro contato com a Associação Cultural e Esportiva Bunkyo.
Em 2006, passou a compor a comissão organizadora da Festa de Outono Akimatsuri. Cada vez mais, envolvia-se em ajudar a comunidade japonesa e a divulgar a cultura nipônica. Foi coordenador geral do festival entre 2010 e 2016. Ocupou a segunda vice-presidência da associação de 2009 a 2014 e a presidência de 2015 até o presente.