A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (21), a Moção nº 107/2022, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” aos agentes sociais e demais servidores da Secretaria da Assistência Social pelos serviços prestados na Operação Inverno.
São autores da homenagem os vereadores Inês Paz (PSOL), Osvaldo Silva (REP), Fernanda Moreno (MDB), Johnross (PODE) e Edson Santos (PSD), que compõem a Comissão Permanente de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos da Casa de Leis mogiana.
A honraria se estende a outros servidores que ajudaram na ação social, além de voluntários, associações e instituições religiosas que também contribuíram com a estratégia de prevenção às mortes no frio mais intenso.
Osvaldo Silva, presidente da Comissão, foi o primeiro a se manifestar. “Fico feliz quando o poder Executivo investe como se deveria. Além disso, precisamos valorizar os servidores e as centenas de voluntários. Com este frio, os moradores de rua ficam mesmo muito expostos às temperaturas mais baixas”.
Fernanda Moreno lembrou que a ação tem caráter temporário e defendeu políticas públicas mais consistentes e definitivas. “Que essa situação de moradores de rua possa mudar: que todos tenham casas, que tenham empregos e que essa realidade social mude. Também elogio a permissão da entrada dos animais nos abrigos, que receberam até ração e cobertores”.
Johnross disse que a ação é uma oportunidade para o incentivo à solidariedade e ao amor ao próximo. “Tivemos um dos invernos mais rigorosos dos últimos tempos. Esse trabalho revela uma ação em conjunta, não apenas de políticos e de servidores públicos, mas também de religiosos, voluntários e demais envolvidos. É uma forma de reconhecer esse trabalho essencial”.
Inês Paz defendeu verbas robustas para as estratégias sociais. “Não podemos deixar que iniciativas como essa sejam esvaziadas por falta de verbas. Por isso, temos que pensar nisso na hora de votar a Lei do Orçamento”.
O vereador Iduigues Martins (PT) também deu sua opinião sobre o assunto. “Precisamos discutir por que as pessoas estão morando nas ruas. Afinal, 1% dos brasileiros controlam 50% da riqueza do país. Os moradores de rua estão aumentando muito. Há famílias inteiras nas ruas”.
Desde maio deste ano, a Secretaria da Assistência Social realiza a Operação Inverno, um reforço nos serviços de acolhimento prestados às pessoas em situação de rua em função das baixas temperaturas que têm sido registradas nos últimos meses.
Em Mogi das Cruzes, a unidade de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua é o Centro POP, situado no Mogilar. Lá, as pessoas são recepcionadas, cadastradas e podem tomar banho, trocar de roupa, se alimentar, receber atendimento psicossocial e serviços de encaminhamento para abrigos.