A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira, 20, a Moção nº 105/2022, que parabeniza a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC) pelos seus 25 anos de atividades.
A iniciativa da homenagem é do vereador Osvaldo Silva (REP). A AFABAMC é uma entidade sem fins lucrativos de caráter educacional, cultural, assistencial e filantrópico.
“Precisamos reconhecer e dar destaque aos 25 de luta e dedicação dos regentes, dos pais e dos 16 mil alunos que hoje participam das bandas e fanfarras da Afabamc. É um trabalho de grande relevância para a cidade porque além promover a educação musical, forma cidadãos”, destacou o vereador Osvaldo.
Para o vereador Maurinho do Despachante (PSDB) a Casa de Leis tem o dever e a obrigação de reconhecer todos os projetos que fazem a diferença na cidade. “Sabemos do carinho que vocês professores e regentes plantam no coração de cada criança e que isso vai marca-las para o resto de suas vidas, e estimamos que num futuro próximo elas possam defender a nossa cidade como fazem todos os envolvidos nesse projeto e como nós fazemos nesta Casa”, destacou Maurinho do Despachante.
“Muitos reclamam, mas poucos são os que se levantam, que tem coragem e que dedicam tempo para transformar a vida das crianças e construir o futuro da nossa cidade. Quantos músicos de renome e que hoje fazem a diferença, não vieram de projetos assim? É um orgulho e uma tranquilidade para os pais ter seus filhos participando”, acrescentou o vereador Policial Maurino (PODE).
“Como educadora sei da importância de ter esse incentivo. E valorizar projetos como esse ajudam a melhorar o desempenho dos estudantes de forma integral, pois é notório o interesse das crianças e jovens pela música e, através dessa atividade, é possível estimular e despertar o gosto por outras matérias da escola”, disse a vereadora Inês Paz (PSOL).
Entre as missões da instituição está a de estimular a educação musical de crianças e jovens. Esse incentivo ocorre na prática por meio de grupos musicais de fanfarras e bandas, cujas atividades são distribuídas nos bairros.
Atualmente, a organização é gestora do projeto “Pra ver a banda passar”, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação.
Por meio desse programa, são formados grupos de pequenos e jovens músicos, como bandas marciais, fanfarras, bandas musicais de marcha e bandas de instrumentos melódicos e de percussão.
O projeto já atendeu mais de 100 mil estudantes e, atualmente, mais de 16 mil alunos estão participando, espalhados em 18 escolas estaduais e 16 escolas municipais.
A AFABAMC se apresenta em concursos em várias localidades do país. Além disso, ela ajuda a abrilhantar os eventos do calendário municipal, tais como: agendas culturais, desfiles cívicos e festivais musicais.
A mais recente participação da Associação foi neste domingo (18 de setembro de 2022), como parte das comemorações dos 462 anos da Cidade, quando foi realizado o Festival de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e organizado pela AFABAMC na região central.
Neste evento, fizeram apresentações músicos aprendizes do programa "Pra Ver a Banda Passar'' e do projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”.
O vereador Osvaldo Silva, autor do tributo à AFABAMC, disse que o Festival foi um sucesso e comoveu o público.
“O talento de crianças e jovens de diferentes bairros da Cidade encantou o público, que compareceu em peso ao evento”, disse o vereador autor da honraria legislativa.
Cópias da Moção nº 105/2022 serão remetidas ao diretor da AFABAMC, Richard Felix Bitelli, bem como a todos os coordenadores da instituição.