A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (14), o projeto de Decreto Legislativo nº 17/2022, de autoria do vereador Mauro Yokoyama (PL). A iniciativa concede título Honorífico de Cidadão Mogiano a Tunehiro Uono, em face dos relevantes serviços prestados ao Município de Mogi das Cruzes como engenheiro civil e professor universitário.
Durante a sessão o autor do pedido destacou alguns pontos da biografia do homenageado. “Trata-se de um membro de uma família tradicional de Salesópolis, mas que dedicou grande parte da sua vida e trabalho à importantes obras de infraestrutura em Mogi das Cruzes”, afirmou Yokoyama.
Biografia
Tunehiro Uono nasceu em 18 de abril de 1947, filho de Iwao Uono e Hissako Nakano Uono, na cidade de Cafelândia – SP. Mas, foi em Mogi das Cruzes que construiu sua trajetória no magistério e na engenharia civil.
Formou-se na primeira turma de Engenharia Civil da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), 1972. Pós-graduado em Análise Matricial de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 1973 e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, em 2009.
Foi professor na UMC de 1974 a 1993 e na FESP faculdade de engenharia de São Paulo de 1981 a 1982. Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia.
Como responsável técnico, coordenador e engenheiro calculista de estruturas, participou de inúmeros projetos de infraestrutura e saneamento por todo o país. Dentre as quais destacamos:
- Piscinão-reservatório de retenção e combate à enchentes IP4 do Rio Ipiranga.
- Canalização do Rio Ipiranga
- Piscinão-reservatório de retenção do Rio Negro.
- Corredor Viário Ambiental César de Souza.
- Estrada Vicinal Yoneji Nakamura, no bairro do Taboão.