A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou, na noite desta terça-feira (30), sessão solene para comemorar o Dia do Maçom. A solenidade, que acontece na Casa de Leis da Cidade há 24 anos, obedece ao Decreto Legislativo nº 28/98.
Os motivos da comemoração, por meio da qual são entregues cartões de prata, são as várias ações sociais promovidas pela organização. No anonimato, a Maçonaria vem contribuindo com a filantropia, auxiliando instituições que prestam serviços sociais e amparando diretamente pessoas comprovadamente carentes da sociedade.
Entre os convidados para a celebração desta noite marcaram presença o sereníssimo Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo (GOSP), Benedito Marques Ballouk Filho, o vereador Bigêmeos (PSD) — representando o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD)—, Luís Carlos Gondim, ex-deputado estadual, José Carlos Petreca, provedor da Santa Casa de Mogi das Cruzes, Marcelo Eduardo Inocêncio, presidente do Conselho de Ética da 17ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Mogi das Cruzes, Marco Antônio Nogueira Zatsuga, diretor da ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes) e Francisco Perez, secretário da 28ª Região Administrativa do GOSP.
Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo vereador Zé Luiz (PSDB), que também é maçom, com o parlamentar Policial Maurino (PODE) na 1ª secretaria da mesa diretiva.
“Presido esta sessão solene com muito orgulho. A Maçonaria tem papel fundamental na história do Brasil. A Maçonaria reconhece que a família é a grande célula da sociedade. A Ordem Maçônica participou da Independência do Brasil, da Abolição da Escravatura, da Revolução Farroupilha, dentre tantos outros momentos decisivos para nossa nação. Ser irmão maçom é um privilégio e uma grande responsabilidade. Devemos respeitar o direito de ser livre do outro, para de fato podermos exercer a fraternidade”, disse o vereador Zé Luiz.
Em seguida, o vereador Bigêmeos falou em nome do deputado federal Marco Bertaiolli. “É com muita honra que trago um abraço do nosso deputado, que está em viagem. Enalteço a ação da Maçonaria para construção de uma sociedade mais solidária. Quero lembrar que o Decreto nº 28/98, que deu origem a esta homenagem, foi de autoria de Bertaiolli, quando ele era vereador aqui nesta Casa de Leis”.
Também discursou o ex-deputado estadual Luís Carlos Gondim. “Tive a felicidade de estar aqui como vereador em 1998, quando Bertaiolli trouxe este Projeto de Decreto Legislativo. Ser maçom é importante para a humanidade. O Dia do Maçom é para aplaudir todos os irmãos que estão por aí defendendo idosos, asilos, casas beneficentes etc. Deixo um abraço grande a todos os irmãos da Maçonaria”.
Marcelo Eduardo Inocêncio falou em nome da OAB. “Se hoje podemos ter uma das profissões mais respeitadas neste país, é graças à Ordem Maçônica. Sempre levo em meu coração o que aprendemos entre quatro paredes. Parabenizo a todos os valorosos colegas irmãos”.
Por fim, José Carlos de Almeida Carreiro, representando a 28ª Região Administrativa do GOSP falou em nome aos maçons homenageados. “A Ordem Maçônica é uma forja onde homens são preparados para alcançar um alto grau de desenvolvimento mental”.
A cerimônia homenageou 21 “veneráveis mestres” de Lojas Maçônicas do Município, que receberam placas de aço escovado com dizeres alusivos à data. Assim, receberam o tributo do Parlamento mogiano os seguintes líderes maçônicos:
1. Venerável Mestre José Roberto Pereira - Loja 1º de Setembro;
2. Venerável Mestre Alfeu José Duarte Dória - Loja Acácia de Aruã;
3. Venerável Mestre Josenei Santos Gonçalves - Loja Acampamento dos Aprendizes;
4. Venerável Mestre Eduardo Bellettati - Loja Alferes Tiradentes;
5. Venerável Mestre José Joaquim Lopes Neto - Loja Cavaleiros da Fraternidade;
6. Venerável Mestre Marcos Antonio da Nóbrega - Loja Cavaleiros do Alto Tietê;
7. Venerável Mestre André Ricardo Paoli do Carmo - Loja Colunas de Biritiba;
8. Venerável Mestre Gemauro Gonçalves dos Santos - Loja Colunas do Alto Tietê;
9. Venerável Mestre Marco Antonio Cipriano – Loja Cruzeiro do Itapeti;
10. Venerável Mestre Humberto Teles de Almeida - Loja Estrela Mogiana;
11. Venerável Mestre João Bragantini Machado - Loja Fraternidade Acadêmica Luz e Saber;
12. Venerável Mestre José Pereira - Loja Lealdade e Sabedoria - Ricardo Strazzi;
13. Venerável Mestre Eliezel Francisco de Oliveira - Loja Luz do Oriente;
14. Venerável Mestre Sidnei Antonio dos Santos - Loja Nascente do Tietê;
15. Venerável Mestre Edson Cardoso de Ribeiro Júnior – Loja Pedra Chave;
16. Venerável Mestre Geraldo Pereira de Almeida - Loja Pilares da Sabedoria;
17. Venerável Mestre José Antonio Ferreira Filho - Loja Phoenix Lodge;
18. Venerável Mestre Ronaldo Simões de Oliveira - Loja Trabalho e Justiça;
19. Venerável Mestre Francisco Carlos Aguiar Del Poente - Loja União e Caridade IV;
20. Venerável Mestre Roberto Dimitroff - Loja União e Lealdade;
21. Venerável Mestre Nilvo Vieira da Costa - Loja Vale do Tietê.