A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu, na noite desta sexta-feira (26), a solenidade de lançamento do livro “Apae Mogi das Cruzes, 50 anos de Amor - Lutas e Conquistas”, que foi realizada no plenário “Vereador Doutor Luiz Beraldo de Miranda”.
Compuseram a mesa diretiva o atual presidente da APAE Mogi das Cruzes, João Anatalino Rodrigues, o vereador Maurinho do Despachante (PSDB), Celeste Gomes, secretária Municipal de Assistência Social —representando o prefeito de Mogi, Caio Cunha (PODE) — ,Tainá das Graças Dionísio, autodefensora da APAE, Edson Iwata, diretor-administrativo da Nachi do Brasil — uma das empresas que contribuiu para a execução do livro —, Auzenda Úngaro, esposa do 1º presidente da instituição, Nilton Bianchi, representante da Petrom (outra patrocinadora da obra), Jane Gatti de Campos, filha da professora Botyra, 1ª diretora da filantrópica e o ex-presidente da instituição João Montes.
Por meio do Requerimento nº 72/2022, de autoria do vereador Maurinho do Despachante (PSDB), o empréstimo do espaço para a realização do evento em comemoração ao 50º aniversário da APAE foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo mogiano.
Com a jornalista Marilei Schiavi como apresentadora, o lançamento do impresso contou ainda com os vereadores Zé Luiz (PSDB), Inês Paz (PSOL) e Mauro Yokoyama (PL).
Também prestigiaram o evento o deputado estadual, Marcos Damásio (PL), que representou o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto.
Neusa Marialva veio em substituição ao deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Também compareceu à cerimônia o empresário Henrique Borenstein, que costuma contribuir financeiramente com as atividades da instituição beneficente, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.
O vereador Maurinho do Despachante foi o primeiro a discursar. “A APAE faz um trabalho muito sério e empenhado. É um serviço que carrega um valor imenso, que ajuda na construção das famílias. A APAE agora tem este livro lindo, que será um cartão de visitas da entidade. Por isso, parabenizo a todos que participaram da elaboração desta importante obra”.
João Montes, ex-presidente da APAE Mogi, lembrou momentos especiais que marcaram a trajetória da entidade. “É uma honra estar aqui. Fiquei 27 anos como voluntário da APAE. Tivemos momentos bons e momentos difíceis, mas nunca faltaram mãos para ajudar a APAE a continuar sendo uma referência. Não dá para falar da APAE sem falar de família. Muitas vezes, nossas crianças são discriminadas. Acolhemos famílias de todas as classes sociais e oferecemos atendimento especializado de ponta”.
Ana Paula Nogarato, diretora pedagógica, também fez uso da palavra. “Fico grata por fazer parte desta linda história. É uma riqueza que levaremos para toda eternidade. Somos todos APAEXONADOS”.
Celeste Gomes, secretária Municipal de Assistência Social, recordou a importância da APAE na garantia da defesa de direitos. “É um belo trabalho de inclusão. Agradeço a todos os profissionais e colaboradores da entidade, às famílias e aos alunos. Só posso deixar meus parabéns por um serviço tão bem-feito e dedicado”.
João Anatalino Rodrigues, atual presidente e escritor do livro, agradeceu a todos os envolvidos na produção da obra. “Este livro não teria sido confeccionado se não fosse o trabalho coletivo de tantas pessoas. Conversamos com muita gente que participou ativamente desta história de 50 anos. Assim, pudemos retratar muitas personagens na obra. São nomes que hoje estão em ruas, em praças, em parques e em escolas. Isso porque o time da APAE sempre contribuiu muito para toda história de Mogi das Cruzes, e não apenas da APAE”.
O livro recém-lançado traz textos de João Anatalino Rodrigues, atual presidente da APAE Mogi das Cruzes, imagens do fotógrafo Lailson Santos e edição de Daniel Pereira, da Capella Editorial.
Com 3 mil exemplares, a obra está sendo publicada pela Lei Rouanet (Lei Federal 8.313 /1991), por meio da qual empresas podem reverter parte de suas dívidas tributárias para financiar iniciativas culturais.
Estão patrocinando o lançamento da obra empresas que atuam em território mogiano como a CS Brasil, a Elgin, a Movida, a Nachi e a Petrom.
O livro terá preço promocional de R$ 50,00 e, posteriormente, seu valor de comercialização subirá para R$ 75,00. Será possível adquirir exemplares da publicação na sede da Apae de Mogi ou nos eventos nos quais ela participa.
A obra apresenta duas partes, sendo uma para tratar de como a dependência física e intelectual foi abordada ao longo da história, e, a segunda, apresenta a trajetória da Apae de Mogi, desde a sua fundação até os dias de hoje.
Parte da tiragem terá como destino escolas e bibliotecas públicas, conforme prevê a Lei Rouanet como contrapartida. Porém, outra fração do lote de livros terá como destino a comercialização. Neste caso, a renda obtida será encaminhada para financiar projetos da própria APAE/Mogi.
A Apae de Mogi soma 53 anos de atividades no Município, atendendo gratuitamente pessoas com deficiência intelectual, múltiplas e com transtorno do espectro autista associado à deficiência intelectual.