Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara outorga título de “Honra ao Mérito” aos 90 anos do Instituto Dona Placidina
24/08/2022 - 22:00:00

Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes outorgou título de “Honra ao Mérito” pelos 90 anos do Instituto Dona Placidina, completados em 28 de outubro de 2021.

A solenidade desta noite atende ao Decreto Legislativo nº 138/22, de autoria do vereador Edson Santos (PSD). Ao longo de sua trajetória, o Instituto Dona Placidina marcou a Educação de Mogi, atendendo a várias gerações de alunos. Assim, pais, filhos e até netos puderam passar pela experiência de serem formados nos bancos da quase centenária entidade educacional.

Atualmente, a escola reúne 1,5 mil alunos e 170 funcionários, sendo uma referência na qualidade de ensino. Os trabalhos legislativos foram conduzidos pelo autor da honraria, Edson Santos, com o também vereador Maurinho do Despachante (PSDB) na 1ª secretaria. Além deles, a solenidade contou com o vereador Bigêmeos (PSD).

A cerimônia teve ainda as presenças da assessora parlamentar Maria Aparecida Cervan Vidal — representando o deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) —, com a secretária Municipal Adjunta de Educação, Andrea Pereira de Souza, — que veio em substituição ao prefeito de Mogi, Caio Cunha (PODE) —, com a ex-vereadora e assessora parlamentar Odete Sousa, — representando o deputado estadual André do Prado (PL) —, com o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, — que também é presidente do Conselho Curador do Instituto Dona Placidina —, com o monsenhor Antônio Robson Gonçalves, presidente da escola, com o padre Marcos Sulivan Vieira, diretor-presidente da escola, e com Vera Goulart, diretora pedagógica do centro de aprendizagem.

 “É com muita satisfação que homenageamos o Instituto Dona Placidina, que hoje possui 170 funcionários, entre professores e demais educadores, tendo recebido primeiro a colaboração das irmãs Vicentinas e depois das irmãs Ursulinas, destacando a presença da saudosa diretora benemérita Irmã Clara Zimmiti. Pela escola, já passaram milhares de alunos, que hoje são competentes profissionais das mais diversas áreas. Apesar de ‘antiga’, é uma escola moderna, o que a torna tão especial”, disse o vereador Edson Santos, autor do tributo ao nonagenário colégio.

Em seguida, a secretária Municipal Adjunta de Educação, Andrea Pereira de Souza também discursou em reconhecimento ao Instituto. “Não nasci em Mogi, mas meu coração é mogiano. Não existe outro caminho para o futuro que não a Educação. Parabéns aos docentes, aos diretores e a toda equipe. Não chegaríamos ao dia de hoje se não fosse esse trabalho coletivo”.

A assessora parlamentar Maria Aparecida Cervan Vidal, que representou o deputado federal Bertaiolli, também elogiou o Instituto Dona Placidina. “Essa entidade merece muito esta homenagem. Educação é fundamental para a justiça social. Ela dá às pessoas a capacidade de sonhar, abre portas, dá um futuro. O Instituto Placidina começou atendendo meninas em vulnerabilidade social. A escola sempre enxergou a luz de quanto é importante investir em nossas crianças. Deixo aqui um abraço carinhoso do Bertaiolli”.

Vera Goulart, diretora-pedagógica da escola homenageada, agradeceu a honraria. “Agradeço este título de coração. A trajetória do Instituto Dona Placidina é regada a trabalho sério, muito afeto e muito amor à Educação”, disse a profissional, que encerrou seu discurso com poesia em comemoração ao 90º aniversário da instituição de ensino.

O monsenhor Antônio Robson Gonçalves também se mostrou grato ao tributo concedido. “O Placidina é formado por uma grande equipe. Por isso, agradeço a todos por esse belo resultado. Desde a área administrativa, pedagógica, religiosa, da assistência social etc. Somos uma grande família e já estamos vislumbrando o centenário. Visamos, a partir dos valores católicos, promover os valores humanos e sociais necessários para o progresso da humanidade”.

Por fim, usou a palavra o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, que também é presidente do Conselho Curador do Instituto Dona Placidina. “Agradeço a esta Casa de Leis por esta iniciativa, assim como a todos os que trabalham nesta linda missão. Ninguém é dono do colégio, mas, ao mesmo tempo, todos o são. A lista das pessoas que fazem parte dessa grande família é enorme. O Instituto Dona Placidina é muito importante, tanto na educação, como na assistência social e na evangelização. São os elementos que podem levar à transformação da sociedade e à construção de um país melhor”.

 

 

Histórico

O Instituto Dona Placidina é uma Fundação de Assistência Social e Educacional idealizada pelo padre João Lourenço de Siqueira, pároco da Igreja de Sant’Anna.

No entanto, em fevereiro de 1931, sem poder realizar seu sonho, o Cônego João Lourenço faleceu. Com a sua morte, assumiu a presidência do Instituto o senhor Benedicto Sérvulo.

Assumindo a presidência, o senhor Benedicto inicia os trabalhos de aquisição de um velho prédio colonial pertencente à senhora Dona Sebastiana de Mello Freire, situado na Rua Senador Dantas, com a colaboração de muitos benfeitores.

No começo, o Instituto Dona Placidina abrigava 80 meninas em regime de externato e outras 80 em regime de internato. Em 1966, o local passou a ser dirigido pedagogicamente pelas Irmãs de São Vicente de Paula (Irmãs Vicentinas).

O Instituto levou o nome "Dona Placidina" em homenagem à mãe do Cônego João Lourenço de Siqueira, que se chamava Placidina Maria de Jesus. Desde 1967 até o momento, a direção pedagógica do Instituto está a cargo das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família.  

 

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583