Na sessão ordinária desta quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou por unanimidade a Moção nº 95/2022, de autoria do vereador Prof. Eduardo Ota (PODE). O documento faz um apelo ao Governo do Estado de São Paulo, pelo aumento do efetivo da Polícia Militar na cidade.
No documento, o vereador observa que o aumento da criminalidade tem ocorrido de forma exponencial e, na proporção inversa, reduziu a sensação de segurança entre os munícipes, razão pela qual é preciso aumentar as patrulhas, rondas e trabalho preventivo de combate ao crime.
“A gente sabe que está tendo atividade delegada agora, mas no período noturno não temos segurança. Os comerciantes temem pelo seus comércios, vão pra casa e não conseguem dormir a noite”, justificou Eduardo Ota.
“Precisamos que essa casa reforce e cobre do governo do Estado para que a nossa cidade tenha no mínimo a sensação de estar segura. A sensação de você poder ir para a sua casa e trabalho em segurança”, complementou o policial Maurino (Pode).
“O momento pós pandemia geraria esse tipo de realidade na sociedade de maneira geral, agora, se não estão sendo contratados novos policiais e se o efetivo não está sendo ampliado naturalmente vai faltar policiamento, vai faltar segurança pública”, ressaltou o vereador Johnross (Pode).
O presidente da Casa, Marcos Furlan (Pode), falou sobre a necessidade de aumentar o efetivo na região, mas afirmou que também é necessário otimizar a legislação. “Não podemos descarregar a culpa na polícia, mas nas necessidades que ela tem. Não podemos esquecer também das nossas leis. A Polícia fala na dificuldade de prender meliantes e no dia seguinte eles estão na rua”, lamentou.