Foi aprovado, na sessão ordinária desta quarta-feira (24), o Projeto de Decreto Legislativo nº 22/2022, apresentado pelo vereador Pedro Komura (PSDB). A iniciativa concede o título honorífico de Cidadão Mogiano ao engenheiro civil e comerciante Frank Hiroshi Tuda, pelos relevantes serviços prestados a Mogi das Cruzes.
O homenageado nasceu em 1967, na vizinha cidade de Biritiba Mirim, na terceira geração de uma família de imigrantes japoneses. Aqui em Mogi das Cruzes, formou-se em engenharia civil, formou sua família e construiu seu comércio de ferragens e materiais elétricos, o Center Tuda. Em paralelo, manteve sua carreira como engenheiro civil. E, foi assim que teve seu primeiro contato com a Associação Cultural e Esportiva Bunkyo.
Em 2006, passou a compor a comissão organizadora da Festa de Outono Akimatsuri. Cada vez mais, envolvia-se em ajudar a comunidade japonesa e a divulgar a cultura nipônica. Foi coordenador geral do festival entre 2010 e 2016. Ocupou a segunda vice-presidência da associação de 2009 a 2014 e a presidência de 2015 até o presente.