Na noite desta sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessão solene para entrega de Títulos de Cidadão Mogiano ao agricultor José Osmar Ticeu e ao radialista e locutor Dorival Antonio Stuchi Cruz, conhecido como Guaracy Júnior. As homenagens foram iniciativa do vereador Iduigues Martins (PT), motivada pelos relevantes serviços que ambos prestaram ao município.
Representando o Legislativo, Iduigues Martins enalteceu a trajetória do agricultor José Osmar, ressaltando a importância do homenageado para o município. “O Osmar é uma pessoa que alegra muitas famílias com a boa música sertaneja de qualidade, além de desenvolver um papel importante para o Brasil de hoje, que é o pequeno agricultor, que leva comida para milhões de brasileiros”.
Sobre o radialista Guaracy Júnior, o parlamentar frisou a prestação de serviços ao município, que contribui com a preservação da cultura da cidade. “O Guaracy presta um grande serviço à Mogi das Cruzes. Todas as madrugadas ele fala de vários assuntos, desde prestação de serviços, ao Folclore, Festa do Divino, Festa de São Benedito, da Congada, do Moçambique, das festas populares, ele interage com a cidade”, pontuou.
O presidente da ONG Makaúba, Valdemar José de Sá Azevedo, enalteceu as homenagens feitas e falou sobre a necessidade de valorização cultural. “A gente tem que saber que a cultura é importantíssima. É importante valorizar a cultura de raiz se não vamos ser dominados pela cultura estrangeira que tem outros interesses. Neste momento eu acho muito legal [as homenagens], num momento onde se discute a independência”, afirmou.
O presidente da Fundação TVT, diretor da Rádio Brasil Atual e ex-ministro de Assistência Social durante o governo do ex-presidente Lula (PT), Paulo Vannuchi, elogiou a trajetória dos homenageados e falou sobre a música raiz. “A beleza no trabalho do Osmar e Guaracy está exatamente em ser cultura e ser raiz. A música é a cultura, a dignidade humana. A música sertaneja foi apropriada pela indústria capitalista, enquanto a verdadeira música de raiz é o Chico mineiro, menino da porteira, saudade da minha terra [...] porque isso fala da vida, da cultura, do trabalho. Isso que vocês fazem aqui é resistência”.
Ao fim da solenidade, os novos cidadãos mogianos usaram a tribuna para falar sobre a homenagem. José Osmar agradeceu pelo título de Cidadão Mogiano. “A gente vai continuar carregando a bandeira da cultura com um prazer enorme, sempre divulgando a cultura brasileira através da música raiz”, ressaltou.
Guaracy Júnior também agradeceu pela homenagem e enfatizou a importância de Mogi das Cruzes. “É um celeiro de artista e das Artes, é uma cidade que além de cosmopolita é industrial e pujante no ramo de serviços e produção de hortaliças. É uma idade muito importante”.
A solenidade, presidida por Carlos Lucarefski (PV), contou com a presença do artista plástico Nerival Rodrigues da Silva.
José Osmar Ticeu nasceu no Estado do Paraná, mas foi registrado na cidade paulista de Regente Feijó, em 26 de março de 1960. Seus pais, os agricultores Adelmo Ticeu e Amélia Menta Ticeu, tiveram outros seis filhos. Devido a vida voltada ao trabalho na agricultura desde pequeno, José estudou até a quarta série do ensino fundamental. Pouco antes de completar dezoito anos de idade mudou-se para São Paulo, em busca de melhores condições de vida e de trabalho. No distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, o homenageado começou a trabalhar como produtor rural. José Osmar Ticeu casou-se com Roseli de Fátima Rodrigues Ticeu, com quem teve os filhos Vagner, Janaina e Sandra.
Nascido em São Bernardo do Campo em 1954, Guaracy JR. lançou em 2013 a Rede de Rádio Brasil Atual (98,9 MHz/FM), sediada em Mogi das Cruzes, e que tem como público-alvo ouvintes da Região Metropolitana de São Paulo. Na emissora, ele exerce a função de radialista, locutor e apresentador do programa Brasil Viola Atual, no Ranchinho do Guaracy, com programação de música sertaneja raiz que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7 horas. O homenageado é formado em Locução pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e também é produtor rural, com experiência em hidroponia e cultivo de cogumelos.
Por seis meses, o Guaracy Jr. trabalhou na Rede Bandeirantes de Televisão como desenhista técnico. Em setembro de 1974, o homenageado ingressou na extinta companhia aérea Varig, na qual trabalhou como comissário de bordo por 32 anos. O nome artístico "GUARACY JR." foi inspirado no cantor Guaracy, da dupla Guaracy & Guaraciaba Atualmente, Guaracy JR., além da emissora de rádio, mantém um canal no YouTube com mais de 7,9 mil inscritos e mais de 977, 2 mil visualizações. Guaracy recebeu o prêmio “APCA” (Associação Paulista de Críticos de Arte), como o melhor apresentador musical do rádio no Estado de São Paulo em 2018. Ele também conquistou o troféu “Inezita Barroso” em 2019, pela ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).