O Legislativo mogiano realizou, na noite desta quarta-feira (17), ato comemorativo para festejar a “Semana de Valorização da Família”. A cerimônia obedece ao Decreto Legislativo nº 54/2015. O evento aconteceu no Plenário "Ver. Dr. Luiz Beraldo de Miranda", com o presidente da Câmara, Marcos Furlan (Pode), conduzindo os trabalhos legislativos. Por sua vez, o vereador Maurinho do Despachante (PSDB) executou as funções da 1ª secretaria.
O parlamentar Jonhross (Pode) discursou em nome do Legislativo. “Esta semana é importante demais. Afinal, a família é a base da sociedade. As famílias ensinam valores e constroem o caráter das pessoas. Hoje em dia, muitos estão perdidos, sem sentido na vida. O individualismo destrói a própria vida e corrói a sociedade. Já a família, pelo contrário, gera bons cidadãos. A família produz o amor que estrutura e mantém a sociedade em pé”.
Também participaram da solenidade o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, Patrícia Cesare, coordenadora da Pastoral da Ecologia e assessora parlamentar — representando o deputado federal Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) — e o casal Dora e Antônio Mercado, coordenadores do setor da Família da Diocese de Mogi das Cruzes.
Além deles, compuseram a mesa diretiva a secretária Municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, — que veio no lugar do prefeito de Mogi, Caio Cunha (Pode)—, a ex-vereadora e autora do Decreto nº 54/2022, Odete Sousa, — que falou em nome do deputado estadual André do Prado (PL) — e o presidente da 152ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Itaquaquecetuba, Jairo Saturnino Mendes, entre outros convidados.
A “Semana de Valorização da Família” é promovida anualmente pela Casa de Leis mogiana desde 2015, sempre após o segundo domingo de agosto.
Apesar de aberta a todos os segmentos religiosos, a “Semana de Valorização da Família” foi inspirada na “Semana Nacional da Família”, organizada pela Igreja Católica e que em 2022 traz o tema “Amor familiar, vocação e caminho da santidade!”.
Antônio Mercado, coordenador do setor da Família da Diocese de Mogi das Cruzes, falou sobre a importância da solenidade.
“A vocação natural do ser humano é de formar família e colaborar com Deus, multiplicando e gerando vidas. A família é ponto de partida e de chegada para toda ação pastoral”.
Dora Mercado, esposa de Antônio e coordenadora do setor da Família da Diocese de Mogi das Cruzes ao lado dele, disse que a pandemia serviu para fortalecer as famílias.
“Tivemos a pandemia e pudemos desfrutar mais tempo com a família. Muitos pais tiveram mais oportunidade para conhecer seus filhos. Tivemos perdas: familiares, amigos, pessoas queridas. Mas mantivemos viva a nossa fé, a esperança e a nossa ação evangelizadora. O dia de hoje serve para simbolizar o quanto precisamos continuar a nossa caminhada. O amor cultivado nas paredes de cada casa abre os caminhos de cada um de nós”, disse.
Celeste Gomes, secretária Municipal de Assistência Social, falou sobre a crise econômica que vem fragilizando muitas famílias no Brasil e no mundo. “Vemos um número crescente de famílias em vulnerabilidade social. Precisamos dar as mãos e ter cuidado com todas as famílias. Uma das ações deste Governo é pensar na infância para que as crianças possam crescer em famílias mais amparadas e estruturadas. Precisamos superar a fome, a mendicância e o desemprego e abraçar todos os arranjos de família”.
O bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, que fez aniversário nesta quarta-feira (17), disse que se emocionou por comemorar a data junto com a solenidade de valorização das famílias. “Durante o dia, recebi mensagens da minha família, liguei para minha mãe e rezei com meus entes queridos. A família é o encontro de pessoas no qual aprendemos a amar. A literatura da Igreja sobre a família é muito extensa. Em 1981, João Paulo II escreveu um documento de cunho familiar, no qual dizia que o ser humano deveria ser a prioridade da vida. Só depois viriam o trabalho e o capital. Mas, infelizmente, muitas vezes, há inversões de valores. Por tudo isso, agradeço a esta Casa de Leis por proporcionar um evento que promova a família de uma forma tão bonita. Viva a família!”.
O presidente da Câmara, Marcos Furlan, encerrou o evento. “A família é tão importante que Deus a criou até mesmo antes da Igreja e do Estado. Hoje vemos aqui crianças felizes. Lembramos a nossa família, na qual fomos gerados. Meus pais foram casados por 60 anos. Fui o último de 8 filhos. São coisas que levamos para a eternidade. Parabenizo a sempre vereadora Odete pela instituição desta semana comemorativa”.