Em sessão solene na noite desta sexta-feira (12), o Legislativo de Mogi das Cruzes entregou ao frei Gilson Miguel Nunes o título de “Cidadão Mogiano”, em obediência ao Decreto Legislativo nº 134/2022. A iniciativa da homenagem é do vereador Iduigues Martins (PT).
O religioso, que deixou a Cidade para ocupar o cargo de assistente internacional da Milícia da Imaculada, em São Bernardo do Campo, recebeu o tributo por causa de seu intenso trabalho social junto aos mogianos, desenvolvido à frente da Paróquia São Maximiliano Kolbe, na Vila Lavínia.
Os trabalhos legislativos desta solenidade foram conduzidos pelo vereador Carlos Lucarefski (PV) com o também parlamentar Maurinho do Despachante (PSDB) na 1ª secretaria.
Compuseram a mesa diretiva durante a cerimônia o bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, o coordenador dos padres da Região de Braz Cubas, padre Carmine Mosca, o guardião do Convento Senhor do Bonfim de Santo André, frei Avedis Barbosa, além do próprio homenageado.
Iduigues Martins foi o primeiro a discursar na solenidade de homenagem ao religioso. “Várias comunidades quiseram vir até aqui para agradecer ao frei Gilson. Ele tem muita sensibilidade com aqueles que mais precisam. Fica uma alegria no ar por causa de sua presença de volta a Mogi nesta noite. Eu me sinto honrado de oferecer esse título ao senhor. O senhor não passou por Mogi: o senhor marcou a nossa Cidade. Sentimos sua presença e sentimos a sua falta. Mas entendemos as necessidades de evangelização. Gostaria que frei Gilson um dia voltasse a servir aqui na nossa Mogi”.
O bispo lembrou a importância do frei Gilson para a evangelização, apesar da pouca idade do homenageado. “O frei Gilson é da zona leste da Capital, onde fui padre por 20 anos e bispo auxiliar por 9 anos. Estive de passagem na sua primeira missa. Apesar de jovem, frei Gilson já tem longa trajetória como missionário. A presença de todos nesta noite é uma honra. Entro em um clima de gratidão a Deus por este momento. Que a inspiração de São Francisco nunca se distancie de nós. O vereador Iduigues foi um dos primeiros parlamentares que conheci quando cheguei aqui. Agradeço a ele e aos outros vereadores católicos por representarem a Igreja Católica nesta Casa de Leis, que é plural”.
Por fim, frei Gilson discursou em agradecimento à honraria concedida. “Este título é do povo de Deus. Este título é também do Movimento Solidário e dos Vicentinos. Agradeço à parceria com a UMC para prestar serviços jurídicos e de atendimento para saúde mental. Por fim, hoje mais do que nunca, é preciso erguer a voz pela vida, pelo estado de Direito, é preciso sonhar e ficar ao lado de quem não tem voz nem vez. Como filho de Francisco, como membro desta Paróquia, digo: é preciso ser instrumento de paz e de reconciliação. Por fim deixo uma palavra de São Maximiliano Kolbe: não se esqueçam do amor! Todos passam, mas que passemos fazendo o bem”.
Biografia
O frei Gilson Miguel Nunes nasceu no município de Santa Mariana, Paraná, em 1975. Já em 1994, ele iniciou a sua vocação realizando o seu postulado na Arquidiocese de Curitiba, no mesmo estado.
Em Mogi das Cruzes, o homenageado foi presidente da Rede Imaculada de Comunicação e Pároco na Paróquia São Maximiliano Kolbe, na Vila Lavínia.
Nesse bairro, o religioso obteve destaque ao liderar trabalho social em conjunto com os vicentinos e com o “Movimento Solidário”. Esse projeto alcançou mais de 300 famílias, inclusive nos tempos difíceis de pandemia.
Frei Gilson também foi um dos primeiros párocos a levar conforto e esperança a centenas de famílias através das transmissões ao vivo da Rede Kolbe.
Em 2021, em conjunto com a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, ele intermediou a realização de convênio com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) para assistência jurídica, psicológica, de saúde pública e de educação aos moradores da Vila Cléo e região de Braz Cubas.
Frei Gilson é formado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga. Além disso, o homenageado também tem em seu currículo acadêmico a formação em Teologia pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná.