Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Solenidade celebra sessenta anos da Diocese de Mogi das Cruzes
05/08/2022 - 21:33:00

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou, na noite desta sexta-feira (05), uma sessão solene para entregar o título de Honra ao Mérito à Diocese de Mogi das Cruzes. De autoria do vereador Johnross (Pode), o tributo visa comemorar os 60 anos de criação e instalação da Diocese no Município (Jubileu de Diamante), que foi fundada em agosto de 1962. A solenidade foi presidida pelo vereador Maurinho do Despachante (PSDB).

O autor da iniciativa, em nome do Legislativo, ressaltou a importância da Igreja Católica na sociedade, citando a religiosidade e as obras de assistência social desenvolvidas pela Diocese de Mogi das Cruzes “É uma grande alegria estar nessa sessão hoje porque em 1962 nascia a Diocese de Mogi das Cruzes. Estamos aqui hoje celebrando o Jubileu de Diamante. O propósito de Cristo se faz presente como cabeça dessa Igreja da qual somos membros. A igreja tem papel fundamental em nossas vidas porque nós somos uma grande família”, pontuou Johnross.

A prefeita em exercício, Priscila Yamagami, também fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pela Diocese e falou sobre o deus cristão. “Essa é uma homenagem muito bonita e é muito honroso para mim como prefeita em exercício participar de tudo isso. No caminho em que o mundo segue, sabemos da necessidade de o mundo conhecer um Deus criador, acolhedor, que não julga, não condena, mas que ama”, ressaltou.

 O bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, agradeceu pela homenagem e aos presentes na solenidade e falou sobre a missão da Igreja. “A Diocese é feita por cada um. São os membros do corpo de cristo. Nesta noite estamos celebrando a presença, a missão e o dinamismo de nossa Igreja. Tudo o que queremos é que ela dê sua contribuição para que a sociedade seja melhor, mais justa e para que haja esperança”.

Também estiveram presentes na solenidade o vereador Pedro Komura (PSDB), o presidente da 17ª Subseção de Mogi das Cruzes (OAB Mogi), Dirceu Augusto da Câmara Valle; a diretora do Instituto Dona Placidina, Vera Lúcia Goulart; o diretor da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Fábio da Costa Medeiros; e o vigário geral da Diocese de Mogi das Cruzes, monsenhor Antônio Robson Gonçalves.

Histórico

No dia 11 de agosto de 1962, às 12h, a Rádio Nove de Julho anunciava que o Papa João XXIII havia criado a Diocese de Mogi das Cruzes e nomeado seu primeiro bispo, dom Paulo Rolim Loureiro. À frente da nova Diocese, Loureiro esteve presente nos vários rincões da circunscrição católica, tomando conhecimento da realidade local em suas numerosas visitas pastorais. Assim, ele se interessou pelos problemas sociais, usando de sua grande influência para obter melhorias.

O então bispo diocesano criou as seguintes paróquias:

  • São Benedito de Biritiba Mirim,
  • São José Operário de Jundiapeba,
  • Santo Antônio do Mogi Moderno,
  • Nossa Senhora do Socorro,
  • Sagrado Coração de Jesus do Alto do Ipiranga,
  • São Pedro Apóstolo do Jardim São Pedro,
  • São Benedito da Vila Suissa,
  • Santa Cruz da Ponte Grande,
  • S. José Operário do Mogilar,
  • N.S. Aparecida de Ferraz de Vasconcelos,
  • São Bento do Parateí,
  • Imaculado Coração de Maria do Jardim Universo
  • Nossa Senhora de Fátima de Calmon Viana, em Poá.

Além disso, dom Loureiro fundou o Seminário Diocesano, cuidou do acabamento da reforma da Catedral, adaptando-a às normas da Constituição "Sacrosanctum Concilium”. O líder religioso também coordenou a construção do Palácio Episcopal e abriu oficialmente em agosto de 1970 o Museu de Arte Sacra de Mogi das Cruzes.

Rolim Loureiro intermediou ainda investimentos de órgãos públicos com o IPHAN-MEC, com a Prefeitura de Mogi e até com o próprio Ministro de Estado para os Negócios da Educação e Cultura da época, o dr. Ney Braga. Assim, por meio dessas interferências, foram firmados convênios que contribuíram para o tombamento e a restauração das mencionadas Igrejas carmelitas.

Por meio do apoio de dom Loureiro, foi possível ainda a criação dos cursos superiores em Mogi das Cruzes. O sacerdote faleceu em acidente de carro em agosto de 1975. Seu corpo foi velado na Catedral Diocesana por milhares de pessoas de todas as idades e condições sociais.

Durante a vacância, a Diocese de Mogi foi administrada pelo padre João de Oliveira Rosa Filho. O próximo bispo de Mogi foi dom Emílio Pignoli, que comandou a Diocese de 1976 a 1989, sendo substituído por dom Paulo Mascarenhas Roxo (1990 a 2004).

Em seguida, a área foi administrada pelo bispo dom Airton José dos Santos (2004 a 2012), quando o atual bispo, dom Pedro Luiz Stringuini, assumiu o posto. Neste ano, para celebrar o Jubileu de Diamante, a Diocese de Mogi criou o tema “Senhora Sant'Ana, doce mãe deste rincão, fortalecei-nos na missão!".

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583