A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (03), o Requerimento nº 89/2022, de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Marcos Furlan (Pode).
A iniciativa consignou votos de aplausos e congratulações aos atletas que integraram a delegação mogiana no 14° Campeonato Paulista de karatê Kyokushinkaikan.
O evento foi organizado pela Associação Guarulhense de Karatê Kyokushinkaikan, sob o comando do sensei Daniel Reis, 4º Dan IKO Matsushima.
A delegação de Mogi das Cruzes ganhou destaque no torneio: dentre mais de 100 atletas de vários estados, a equipe de Mogi, comandada pelo mestre Shihan Einstein Santana (5°Dan), conquistou cinco medalhas estaduais, com a seguinte classificação:
Medalha de ouro
- Magdiel Kend Sakuma Durval (faixa amarela), categoria adulto iniciante leve;
- Pedro Rodrigues Costa Germano (faixa amarela), categoria juvenil iniciante pesado;
- Leticia Raphaela Rodrigues Caetano (faixa amarela), categoria feminina, iniciante, leve, branca e amarela.
Medalha de Prata
- Carlos Rodrigues Neto (faixa branca), categoria masculina, juvenil, iniciante e pesada.
Medalha de Bronze
- Maurício Akio Kato (faixa marrom), categoria masculino infante avançado pesado verde a preta.
Grande parte dos Atletas participa do projeto social “Meninos do karatê Rumo à Cidadania”, que oferece aulas gratuitas da arte marcial no Jardim Camila. Porém, alguns caratecas treinam na Academia Avafic, no Jardim Rubi.
O vereador Prof. Edu Ota (Pode) fez questão de se manifestar sobre o desempenho dos atletas e sobre a iniciativa parlamentar. “O Einstein [Shihan Einstein Santana] faz um trabalho maravilhoso. Ontem fui visitar e fiquei impressionado com o projeto. Pena que são poucos os recursos financeiros”, disse o vereador.
Marcos Furlan, que é autor do tributo aos caratecas, ressaltou a importância da equipe que já existe há mais de três décadas. “É um projeto antigo, de quase 30 anos. Trata-se de uma ação que precisa ser reconhecida e valorizada aqui em Mogi. As aulas acontecem perto do buraco do Bidu, no Jardim Camila. Espero que este projeto dure muitas e muitas décadas”.