Na sessão ordinária desta quarta-feira (3), o Legislativo aprovou os Projetos de Lei nº 60, nº 61, nº 62 e nº 63 de 2022, todos de autoria do vereador Edson Santos (PSD). As iniciativas declaram de utilidade pública municipal a Associação Beneficente Doce Lar em suas unidades I, II e III, bem como na unidade do “Projeto Conquista e Ação Ampliada”. A Associação mantém ações sociais e educacionais nos bairros Vila Pomar, Vila Brasileira, Porteira Preta e Jardim Margarida.
Em razão da crise provocada pelo novo coronavírus, houve redução de carga horária nas unidades da instituição. Apesar disso, a entidade compensou essa diminuição nos serviços por meio de plataformas digitais.
Mais um papel importante da instituição para Mogi foi a distribuição de kits de merenda escolar disponibilizados pela Administração Municipal.
O autor das proposituras, vereador Edson Santos (PSD), esclareceu aos colegas vereadores as razões de colocar em pauta quatro projetos de lei diferentes para a mesma instituição. “São quatro projetos de declaração de utilidade pública. Isso porque, de acordo com a legislação, cada filial de uma entidade tem que ter a própria declaração de utilidade pública”.
Com o título recém-adquirido, a Associação passa a ter condições de pleitear verbas públicas e benefícios fiscais.
História
A Associação Beneficente Doce Lar é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 5 de outubro de 1986, que atua na área de Educação e Assistência Social em regiões de vulnerabilidade social de Mogi das Cruzes. A instituição tem como objetivo a proteção à família, à infância, à maternidade, à adolescência e ao idoso.
No eixo educacional, seu primeiro projeto é o Centro de Educação Infantil Comunitário - CEIC Doce Lar, cujas atividades tiveram início em 21 de junho de 2004.
O local também proporciona no contraturno acesso aos associados para reuniões de caráter esportivo, social e cultural.
Em 6 de novembro de 2010, foi inaugurado o CEIC Doce Lar - CEIM Itamar Alves dos Santos, na Vila Brasileira, com o objetivo de atender as demandas de cuidado e educação para as crianças e oportunidades de trabalho aos responsáveis.
Na sequência, foram inauguradas as seguintes unidades: o CEIC Doce Lar (sede), em 6 de maio de 2016, o CEIM Profª Thereza Amorim Martinez, no Jardim Margarida, e no dia 23 de agosto de 2016, o CEIM Prof. Wilson Nogueira, no bairro Porteira Preta.
No eixo social, desde janeiro de 2014, a instituição desenvolve ações de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio do Projeto Conquista e Ação Ampliada, na Vila Brasileira.
O projeto procura resgatar e construir vínculos sociais e familiares de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com alimentação, atividades socioeducativas, oficinas culturais e esportivas.
Atualmente, são quatro unidades escolares em período integral, com mais de 600 crianças beneficiadas. Já no Projeto Social Conquista e Ação Ampliada, 100 crianças e adolescentes são atendidos.
CEIC DOCE LAR (sede)
116 crianças
Rua Raimundo Balbino de Freitas, nº 151, Vila Pomar, Mogi das Cruzes - SP
Telefone: (11) 2378-1365 – e-mail: sede@docelar.org.br
CEIC DOCE LAR (unidade I)
124 crianças
Rua José Benedito dos Santos, 164 – Vila Brasileira – Mogi das Cruzes - SP
Telefone: (11) 4738-2764 – e-mail: unidade1@docelar.org.br
CEIC DOCE LAR (unidade II)
168 crianças
Avenida Kaoru Hiramatsu, 1.700 – Porteira Preta – Mogi das Cruzes - SP
Telefone: (11) 4721-3581 – e-mail: unidade2@docelar.org.br
CEIC DOCE LAR (unidade III)
244 crianças
Avenida Celeste, 375 – Jardim Margarida – Mogi das Cruzes - SP
Tel: (11) 4643-6078 – e-mail: unidade3@docelar.org.br
PROJETO CONQUISTA E AÇÃO AMPLIADA
110 crianças
Rua Geraldo Gomes Loureiro, 593 – Vila Brasileira – Mogi das Cruzes - SP
Tel: (11) 2786-6285 – e-mail: acaoampliada@docelar.org.br