A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (2), o projeto de Decreto Legislativo nº 15/2022, que concede título Honorífico de Cidadão Mogiano ao pastor e maestro Lelis Gerson Felício dos Reis.
A iniciativa é do vereador Juliano Botelho (PSB) e altera o Decreto Legislativo nº 90/2019, de autoria do ex-vereador Cláudio Miyake. O Decreto também concedia a mesma homenagem ao maestro Lelis, mas a outorga do título não chegou a ser realizada.
Segundo o Projeto de Decreto Legislativo nº 15/2022, o maestro Lelis tem uma trajetória de notório saber na aprendizagem musical, tendo ensinado a arte da música a várias gerações.
O músico também é pastor e auxilia inúmeras pessoas com palavras de conforto e esperança.
Por essas razões, o vereador Juliano Botelho resolveu ratificar o Decreto Legislativo n° 90/2019 para entregar o título ao maestro.
Biografia
Filho de Geraldo Felício dos Reis e Rita de Cássia dos Reis, Lelis Gerson Felicio dos Reis nasceu em 5 de fevereiro de 1975 na capital paulista, no bairro de Santana.
Lelis teve seu primeiro contato com a música aos 13 anos, quando aprendeu as primeiras notas com professores da Igreja Assembleia de Deus. Aos 15 anos, iniciou seus estudos musicais na Escola Municipal de Música de São Paulo.
Logo em seguida, o músico se tornou aluno da Escola Livre de Música, também na Cidade de São Paulo.
Em 1994, ele serviu o Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes, mesmo ano em que prestou concurso para o Exército. Aprovado na seleção, o homenageado passou a integrar a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro em São Paulo.
Paralelamente, Lelis, juntamente com o seu falecido pai, iniciou um trabalho voluntário na Igreja, por meio do qual eles davam aulas de música para crianças. Dessa forma, surgiu a Orquestra Ecos de Glória.
Já em 1999, na gestão do ex-prefeito Junji Abe, Lelis foi convidado para realizar uma apresentação no aniversário de Mogi das Cruzes. No prazo exíguo de 15 dias, o maestro fez a sua primeira apresentação, sendo que a excelência do seu trabalho conseguiu recursos financeiros para estruturar a orquestra para o ano seguinte.
Em 2002, Lelis começou a dar aulas de música na cidade de Mogi das Cruzes com instrumentos de cordas como violino, violoncelo e viola.
Pouco depois, teve origem no Município a famosa Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi.
Neste mesmo ano, a cidade contou com a presença do maestro Marcelo Jardim e sua esposa, que ajudaram na estruturação do projeto. De 2002 até 2011, Lelis foi assistente de Marcelo. Já em 2011, o músico assumiu a coordenação da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.
Em 2017, a Associação Orquestra Sinfônica assumiu o projeto "Pequenos Músicos", que atende aproximadamente 11 mil alunos até os dias atuais.
O homenageado acumula inúmeros amigos e alunos, recebendo elogios e agradecimentos de toda a população.