Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Vereadores prestigiam os 149 anos da Santa Casa de Mogi
13/07/2022 - 19:50:00

Parlamentares da Câmara de Mogi das Cruzes aprovaram, em sessão ordinária nesta quarta-feira (13), a Moção nº 86/2022, que concede Votos de Aplausos e Congratulações à Santa Casa de Misericórdia da Cidade. A instituição médica completou 149 anos no último 6 de julho. A propositura é de iniciativa do vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL).

Atualmente, a filantrópica é o único hospital da Cidade a trabalhar com o Pronto-Socorro de “portas abertas”, isto é, sem haver o encaminhamento por parte de outros hospitais ou unidades de saúde.

Além disso, a entidade mantém a única maternidade pública do Município. Mensalmente, 1.100 pessoas são atendidas no PS do local, que também realiza em média 450 partos a cada 30 dias.

“Referência em ortopedia, em obstetrícia, sendo a única maternidade pública da nossa cidade, e também o único pronto-socorro público. Sabemos que não é fácil o dia a dia ali, as despesas são altas, temos conseguido o apoio dos nossos deputados, mas sabemos que a conta não fecha. Meus parabéns a todos os que trabalham ali”, afirmam Farofa.

“Realmente é uma referência no atendimento da nossa população, sabemos da dificuldade que a Santa Casa atravessa e que ao longo da história mesmo com toda ajuda, não é suficiente porque a demanda é enorme, a quantidade de pessoas que passam por lá todo dia é absurda e lá acaba se tornando uma válvula de escape, quando falta atendimento em outras instituições a Santa Casa acaba ficando ainda mais sobrecarregada”, completou Maurinho do Despachante (PSDB).

“Santa Casa tem um papel importante na saúde da nossa cidade, não só na maternidade, ortopedia, mas no serviço de pronto-socorro. O município só tem a Santa Casa. Recentemente, fiquei chateado com algumas falas, pois o prefeito alegou que paga mais do que eles conseguem comprovar, lançando dúvida sobre a idoneidade da Santa casa. A instituição arca com a permanência do paciente quando o Cross não consegue prover leito para os pacientes do pronto-socorro. Se não fosse a Santa Casa, para onde iriam os pacientes que necessitam do pronto atendimento? Na audiência da Saúde a Santa Casa veio, mas a Prefeitura não compareceu, porque depois as coisas se resolveram de uma maneira que para mim não ficou muito clara. Entretanto, essas questões não tiram o brilho desta Moção, parabéns ao vereador Farofa pela propositura”, argumentou Iduigues Martins (PT).

A Santa Casa de Mogi foi fundada em 6 de julho de 1873 por iniciativa do vigário da cidade da época, o padre Antônio Candido Alvarenga. O sacerdote reuniu representantes da comunidade mogiana em sua casa para criar uma sociedade. O objetivo era prestar serviços médicos a pessoas em vulnerabilidade social.

Primeiramente, a entidade se chamou Asilo da Sociedade Mogiana de Beneficência, cujos atendimentos eram domiciliares, realizados nos bairros mais carentes de Mogi.

A homenagem é dirigida ao provedor da filantrópica, José Carlos Petreca, bem como a todos os funcionários do centro de saúde.

 

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583