A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (13), a Moção nº 87/2022, que pleiteia a construção de uma nova estação ferroviária na Cidade, entre o Distrito de Jundiapeba e a cidade de Suzano, com acesso à Avenida das Orquídeas.
A iniciativa é da Comissão Permanente de Transportes e Segurança Pública, formada pelos vereadores Iduigues Martins (PT), presidente do colegiado, além dos vereadores Francimário Vieria, Farofa (PL), Marcelo Brás (PSDB), Policial Maurino (Pode) e Edinho (MDB).
Segundo justificam os parlamentares no documento legislativo, a nova parada férrea de passageiros será necessária porque a região entre Jundiapeba e Braz Cubas está em vias de receber vários novos empreendimentos, tanto habitacionais, como comerciais e religiosos.
Um exemplo dessa expansão é o Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que será edificado na Avenida das Orquídeas.
Além de pleitearem a disponibilização da nova estação de trem, os vereadores propõem que ela seja batizada com o nome de "Estação Fumio Horii", em homenagem ao empresário mogiano, que contribuiu para o desenvolvimento da cidade e da região.
“Espero que de fato seja concretizada, estamos batalhando por muitas questões junto à CPTM, mas não custa tentar, sabemos que é difícil conseguirmos, mas que o governador faça valer o pedido de apelo da Comissão de Transportes”, declarou Inês Paz (PSOL).
“Sabemos que a construção de uma nova estação de trem demanda muito tempo e muito recurso, neste meio tempo a gente precisa atender a demanda da população que se deslocam para o templo de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, quero reforçar um pedido de estudos para colocação de um ponto de ônibus próximo ao santuário”, acrescentou Zé Luiz (PSDB).
“Essa moção foi pensando exatamente que ali vai ser um polo de desenvolvimento da cidade, é uma área gigantesca que com certeza receberá grandes investimentos. De concreto, já há o santuário em construção e se fala em condomínios, polos comerciais, mas de fato a distância entre as estações de Jundiapeba e Brás Cubas justifica a construção de mais uma estação”, complementou Iduigues Martins (PT).
A Moção nº 87/2022 será encaminhada ao governador do Estado, Rodrigo Garcia, ao secretário de Transportes Metropolitanos, Marco Assalve, e ao presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Pedro Tegon Moro.