Na sessão ordinária desta terça-feira (12), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento nº 85/2022, apresentado pelos vereadores Edinho (MDB), Johnross (Pode), Prof. Edu Ota (Pode) e Maurinho do Despachante (PSDB). A iniciativa consignou na ata da sessão votos de aplausos e congratulações à Igreja Nossa Senhora Aparecida e São Roque, pela realização da Festa do Divino Espírito Santo de Braz Cubas e pelos relevantes serviços prestados ao município.
A 21ª festa do Divino Espírito Santo de Braz Cubas foi realizada entre os dias 30 de junho e 10 de julho, com o tema "Divino Espírito Santo, em cada recomeço, fortalecei a nossa esperança".
O evento religioso movimentou o distrito com a quermesse, novena, alvorada e a Entrada dos Palmitos. Além disso, foram realizados shows e missas no Largo da Feira. O público também pôde saborear alguns dos quitutes tradicionais da festa. A celebração também homenageou o padre Francisco Deragil de Souza, vítima de uma pneumonia e de complicações da Covid-19, que faleceu em dezembro de 2020.
“O sucesso da realização deste evento que valoriza a fé e as tradições Mogianas demonstra o carinho que a Paróquia tem por nossa cidade e seus moradores”, pontuaram os parlamentares, no documento apresentado ao Plenário.
Durante a sessão, o vereador Johnross, um dos autores do documento legislativo, fez questão de explicar os motivos da concessão do tributo à Igreja e sua Festa em Plenário. “É uma manifestação cultural e religiosa muito tradicional. Trata-se do segundo maior evento da nossa Cidade. Além disso, foi uma alegria poder reunir o povo novamente depois da pandemia. Além da diversão, é uma festa que marca o fortalecimento da fé”.
Maurinho do Despachante foi outro vereador e autor a falar sobre a Festa de Braz Cubas. “Foi uma demonstração de fé e dedicação do povo. O objetivo da celebração nada mais é do que levar ajuda para a sociedade. O padre Cláudio Delfino fez uma retomada gigantesca da Festa após a suspensão do evento por causa da Covid-19”.
Professor Edu Ota também quis congratular a Festa do Divino de Braz Cubas. “Foi um evento incrível. Parabéns a todos os envolvidos”.
O vereador Edinho, outro co-autor da homenagem, também comentou a honraria. “Foi muito marcante o retorno da Festa depois de dois anos. Aproximadamente 15 mil pessoas compareceram às comemorações em 10 dias de evento. Por essa razão, precisamos valorizar os organizadores e voluntários”.