Na sessão ordinária desta terça-feira (05), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento 82/2022, de autoria do vereador Bi Gêmeos (PSD). A iniciativa consignou na ata da sessão votos de aplausos e congratulações para a artista Ana Maria Barbosa, pelos cinquenta anos de carreira em arte de porcelana e tela.
Nascida no dia 30 de julho de 1948, em Mogi das Cruzes, Ana foi cabeleireira até o ano de 1971, ano em que começou a fazer um curso de Oficinas de Artes com duração de um mês, proferido pelo Professor Norberto Duque. Após o término do curso, foi se aprimorando e começou a pintar arte em porcelana e tela. Quando começou a pintar em porcelana, tinha o sonho de fazer pinturas sobre Mogi das Cruzes antiga e conseguiu realizar. Foram feitas 130 peças com desenhos fotográficos da cidade. Realizou diversas exposições e movimentos artísticos, totalizando 777 exposições nacionais e internacionais. Fez parte do Grupo Feminino de Artes Plásticas de Mogi das Cruzes por 26 anos, juntamente com Wilma Ramos, Ilda Very Lopes, Vanda Barbieri e Olga Nobrega.
Em 1982, no Rio de Janeiro, durante o mandato do então Governador Leonel Brizola, participou do movimento para considerar a porcelana arte maior no Brasil. Há 19 anos participa da Festa do Divino de Mogi das Cruzes, expondo suas artes na Barraca da Oficina Divineiras. Tem mais um Projeto de sua autoria com o nome de "Venha ser Feliz". A partir de 2005, conheceu a Associação Búlgara do Brasil por ter sido homenageada no Livro Búlgaros e Gagauzo Bessarabianos. Foi presidente por 03 anos entre 2016 e 2019 da Associação Cultural do Povo Búlgaro e Gagauzo Bessarabiano do Brasil.
Hoje é vice-presidente da Associação. No ano de 2019 a homenageada participou da Expo Mogi, da Exposição "Olhar Feminino" e do 6° Salão de Artes Plásticas de Mogidas Cruzes — Prêmio "Wilma Ramos". No ano de 2020 ganhou o Prêmio Aldir Blanc de Emergência Cultural e Espaços e Territórios Culturais.