Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Legislativo denomina Rua no Jardim Aeroporto III
29/06/2022 - 16:30:00

Na sessão ordinária desta quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei nº 29/2022, apresentado pelo vereador Jhonross (Pode).

A iniciativa dá o nome de “Beata Esperança de Jesus” à viela pública atualmente sem denominação, com início na Rua Cumbica, altura do número 295, e final na Rua Delegado Prete, número 727.

“É com muita alegria que apresento esse Projeto. Há uma linda história por trás disso. Fui procurado pela coordenação dessa comunidade para homenagear a viela com esse nome. A comunidade gera alimentos físicos e espirituais. Ali, muitas pessoas são beneficiadas por essa congregação”, disse o vereador autor da propositura.

José Luiz Furtado (PSDB) defendeu a iniciativa. “Muita gente critica esse tipo de projeto. Mas isso só é possível através de lei. Nada melhor do que homenagear pessoas e atitudes que fizeram a diferença na vida de outras pessoas. Pode parecer insignificante para alguns, mas é especial tanto para as famílias dos homenageados como para os cidadãos impactados por eles”.

Beata Esperança de Jesus nasceu na Espanha, em Santornera (Murcia), no dia 30 de setembro de 1893. Recebeu como nome de batismo, Maria Josefa Alhama Valera, e era a mais velha de nove irmãos de uma humilde família.

Em outubro de 1915, ingressou no convento das Filhas do Calvário, em Vilhena, na Espanha. Deixou o instituto para fundar em Madri, na Espanha, a Congregação das Servas do Amor Misericordioso (SAM).

Já na Itália, em Roma, no dia 15 de agosto de 1951, fundou a Congregação dos Filhos de Amor Misericordioso (FAM). E em 1953, deu início ao projeto de construção do Santuário do Amor Misericordioso, no distrito de ColIevalenza, em Todi, na Itália. Um moderno complexo religioso, que recebeu a visita do Papa João Paulo II, em 1981. No local, todos os anos, comparecem milhares de peregrinos.

Após uma vida entregue ao serviço de Deus, dos sacerdotes e dos mais necessitados, morre no Santuário do Amor Misericordioso, em 08 de fevereiro de 1983. Em 23 de abril de 2002, a Igreja, depois de reconhecer as virtudes heroicas, declarou-a venerável. Foi beatificada em 31 de maio de 2014, no Santuário do Amor Misericordioso, em Collevalenza, na Itália. Seu processo de beatificação está em andamento.

O milagre para a beatificação foi a cura de um menino alérgico a todo tipo de alimento que os médicos consideravam de caráter incurável. O milagre aconteceu depois que o menino bebeu a água da fonte do Santuário de Collevalenza e seus males desapareceram.

O nome indicado foi escolhido pelos moradores do bairro referindo-se à Comunidade Beata Esperança de Jesus, em Mogi das Cruzes, localizada ao lado da viela e envolvida nas pastorais, associações e movimentos de evangelização.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583