A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (22), o Projeto de Resolução nº 7/2022, que institui uma CEV (Comissão Especial de Vereadores) para buscar soluções para a recorrente falta de energia elétrica na Cidade. A propositura para a criação do grupo parlamentar é de autoria do vereador Pedro Komura (PSDB).
Segundo o vereador, quando ocorrem eventos naturais que interrompem a distribuição de eletricidade, a concessionária responsável pelo serviço demora tempo demais para retomar o fornecimento.
“Comércios, residências e indústrias, especialmente em áreas mais afastadas do Centro, ficam muitas horas e até mesmo vários dias sem luz. Essa realidade está causando prejuízos para todos de maneira geral. É uma situação muito grave para nossa economia, já fragilizada pela pandemia”, argumenta o vereador no texto que justifica o Projeto de Resolução nº 7/2022.
Mais um argumento do parlamentar para a formação da CEV é a falta de colaboração por parte da EDP Bandeirante, empresa que tem a concessão da distribuição de energia na Região.
“São constantes as ausências dos responsáveis pela concessionária de serviços de energia elétrica às reuniões para tratar de assuntos relacionados à manutenção e extensão da rede de energia”.
Durante os trabalhos de investigação do grupo legislativo, os parlamentares pretendem cobrar também os órgãos reguladores, como a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A CEV será composta por três vereadores e terá 180 dias de duração.