Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara Municipal comemora 50 anos do Karate Kyokushin no Brasil
15/06/2022 - 17:45:00

Foi aprovado o Requerimento nº 70/2022 pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (15). A iniciativa, de autoria do presidente da Casa, Marcos Furlan (Pode), consignou votos de aplausos e congratulações, pela comemoração dos 50 anos do Karate Kyokushin, na pessoa do Shihan Seiji Isobe, responsável por instituir a modalidade no Brasil. Isobe receberá ainda uma placa de aço escovado “com o objetivo de honrar toda sua dedicação na formação e ensinamentos destinados a milhões de pessoas”.

“Shihan Seiji Isobe é hoje um exemplo para os mogianos e brasileiros por todos esses feitos, não só pela forma como introduziu a modalidade no continente sul-americano, mas como professor, pai, técnico conhecido e reconhecido pela comunidade das artes marciais em todo o mundo”, ressaltou Furlan, no documento apresentado ao Plenário.

Comemora-se em 2022 os 50 anos do Karate Kyokushin no Brasil, modalidade trazida para o País pelo Shihan Seiji Isobe, em outubro de 1972, e estabelecida em Mogi das Cruzes há 48 anos. Hoje são mais de 10 mil praticantes em dez estados do País, além de oito países sul-americanos.

Natural do Japão, Seiji Isobe começou a praticar karatê aos 15 anos de idade e tornou-se um discípulo do grão-mestre Masutatsu Oyama, que, em 1957, havia criado uma nova forma de luta, acrescentando o contato ao karatê, o que viria a ser o Karate Kyokushin. Aos 21 anos, Seiji Isobe desistiu da carreira de engenheiro agrônomo e passou a trabalhar como instrutor na matriz Kyokushin-kai, em Tóquio, onde graduou-se 2° grau na faixa preta.

Posteriormente, foi designado a participar do convívio do karatê fora do Japão, em países como China, Austrália e Estados Unidos. Ao final das viagens, veio para o Brasil, como seu destino final. Em 10 de outubro de 1972, Isobe chegou ao Brasil, desembarcando em Campinas. Mesmo sem entender ou falar português, dedicou-se com êxito em estabelecer o Karate Kyokushin. Após anos de treinos e de convivência com vários alunos, surgiram muitos praticantes de talento, inclusive campeões mundiais. Uma marca história foi em 1999, quando Francisco Filho sagrou-se campeão mundial da modalidade.

Em Mogi das Cruzes, a história de Seiji Isobe começou em 1974, quando, a convite do professor de judô Yoshiteru Onishi, começou a ministrar aulas no Município na Rua Coronel Souza Franco, acima da Casa Oliveira, conhecido ponto comercial. Em pouco mais de seis meses de treinamentos, já orientava centenas de alunos alternando as aulas em Mogi das Cruzes e na Academia Liberdade, matriz do Kyokushin na América do Sul. Posteriormente, passou o bastão a outro professor vindo do Japão, Massahiko Yamada. Em 1979, com o retorno de Massahiko Yamada ao Japão, assume o faixa-preta Shitaru Sueoka.

Em 1995 Marcos Furlan assumiu a academia de Karate Kyokushin de Mogi das Cruzes. Com 20 anos de idade na época, era atleta da categoria e, em conjunto, participava de campeonatos, dava aulas e administrava a academia.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583