Na sessão ordinária desta quarta-feira (15), a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento nº 69/2022, apresentado pelos vereadores Mauro Yokoyama (PL), Vitor Emori (PL), Pedro Komura (PSDB) e Prof. Edu Ota (Pode). A iniciativa comemorou, com aplausos, o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, instituído no dia 18 de junho. A data remonta a chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses no Brasil, especificamente no porto de Santos, em São Paulo, em 1908.
“Os moradores japoneses contribuem diretamente para que nossa cidade seja destaque em diversos setores e esteja inserida no Cinturão Verde, que prevalece durante décadas como referência na produção de hortifrutis”, ressaltaram os parlamentares, no documento apresentado ao Plenário.
Grande parte dos imigrantes japoneses eram camponeses, vindos das províncias do Sul e Norte do Japão. No Estado de São Paulo permaneceu a maior parte dos colonos japoneses que vieram para o Brasil. Estima-se que 1,3 milhão estejam no Estado de São Paulo, sendo que em algumas cidades como Mogi das Cruzes e Suzano o número é mais acentuado.
“São 114 anos da imigração japonesa no Brasil e quero cumprimentar os descendentes que residem aqui em nosso município, que criaram suas famílias aqui e hoje estão em todos os setores de nossa sociedade”, ressaltou Vitor Emori.