A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta quarta-feira (8), a Moção de Apelo nº 73/2022, que requer ao Governo do Estado ambulância equipada com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Cidade.
O pedido é de autoria do vereador Carlos Lucarefski (PV). “Há tempos nos deparamos com famílias que apelam aos diversos órgãos da Administração Pública no anseio de conseguir a liberação de ambulância equipada com UTI, destinada ao transporte de pacientes que necessitam ser removidos para outras cidades, especialmente aos Hospitais Públicos da Capital”, revela o parlamentar.
Contudo, Lucarefski afirma que são centenas de reclamações de pessoas que não obtêm acesso ao equipamento médico. “A dificuldade é extrema, o que gera e causa inúmeros transtornos, aborrecimentos e a sensação de desalento nos familiares desses pacientes”, justifica.
O problema, de acordo com o parlamentar, vem contribuindo para que famílias mogianas assumam débitos colossais. “Chega-se ao absurdo de as famílias terem que contrair dívidas vultosas para a contratação de ambulância UTI, em um momento que deveria receber das autoridades a devida e justa atenção, diminuindo a sensação de aflição e incerteza quanto ao estado de saúde de seus entes”, afirma.
“Quero fazer coro por essa Moção, porque realmente é crítica a situação e nós legisladores temos que apelar de todas as formas, até que chegue no Governador e que sejam tomadas as medidas necessárias para que a Saúde seja priorizada”, acrescentou o vereador Mauro Yokoyama (PL).
“Há uns dias passei por essa angústia de necessitarmos de uma UTI móvel para remover nosso assessor, tivemos essa dificuldade com o plano de saúde e ele veio a óbito, e naquela ocasião verificamos que existe realmente uma barreira jurídica que impede que as nossas ambulâncias circulem fora do município. A própria Santa Casa precisa alugar os veículos equipados quando necessita remover pacientes graves. No entanto, tenho conversado com o nosso deputado federal Márcio Alvino (PL) para conseguirmos uma emenda parlamentar no valor de R$ 700 mil para que a Santa Casa de Mogi das Cruzes passe a ter sua própria UTI Móvel. Esperamos que o Estado também faça algo pela Saúde da nossa cidade”, declarou o vereador Francimário Farofa (PL).
A Moção nº 73/2022 será encaminhada ao secretário de Estado da Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, e ao secretário Municipal de Saúde, Zeno Morrone Júnior.