Página Principal Câmara Vereadores Imprensa Portal Cidadão


Câmara lamenta morte de bispo dom Paulo Mascarenhas Roxo
07/06/2022 - 17:57:00

Na sessão ordinária desta terça-feira (07), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento nº 61/2022, de autoria do vereador Maurinho do Despachante (PSDB) e subscrito por todos os vereadores. A proposta consignou votos de profundo pesar pelo falecimento do bispo emérito dom Paulo Mascarenhas Roxo, aos 94 anos, ocorrido na última quarta-feira (1 de junho de 2022).

“Recebemos a notícia de sua morte com muita tristeza. Soubemos do fato em sessão ordinária na quarta-feira passada. Todos os parlamentares sentiram muito o ocorrido. Ele trabalhou muito por nossa cidade, principalmente no auxílio aos mais necessitados”, disse Maurinho do Despachante (PSDB).

 

Dom Paulo Mascarenhas Roxo nasceu em São Geraldo (MG) em 12 de junho de 1928. Professou sua religiosidade na Ordem Premonstratense (Opraem) em 2 de fevereiro de 1952 e, em 20 de agosto do mesmo ano, foi ordenado sacerdote, em Pirapora do Bom Jesus (SP).

Em 1989 foi nomeado bispo diocesano de Mogi das Cruzes pelo Papa João Paulo II. Ocorrendo, no ano seguinte, sua posse canônica como terceiro bispo da diocese de Mogi das Cruzes.

Como bispo diocesano incentivou inúmeras atividades através da organização do primeiro Plano Trienal de Pastoral, cujo objetivo era fortalecer a pastoral de conjunto.

O bispo também implementou uma nova divisão das regiões pastorais e  mudou o Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus para o Centro de Convivência Tabor, com o intuito de atender ao crescente aumento no número de seminaristas. Ele também foi responsável pela criação da tradicional Festa do Seminário.

Dom Paulo Mascarenhas Roxo também trabalhou para que a diocese tivesse um colégio católico, fato que se concretizou em 2003, com a fundação do Colégio Diocesano Paulo VI.

Em junho de 2003, ao completar 75 anos, pediu a sua renúncia conforme determina o Código de Direito Canônico. Ele atuou como bispo diocesano até a nomeação do novo bispo para a Diocese, o que se deu em 4 de agosto de 2004. A partir daí, desempenhou a função de administrador diocesano até a posse de dom Airton José dos Santos.

Desde então, residia no bairro Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes, e auxiliava na Comunidade Nossa Senhora das Graças, da Paróquia Cristo Rei, também em nossa cidade.

Mesmo emérito, não deixou a atividade pastoral, e era frequentemente convidado para presidir missas, ministrar palestras e participar de eventos em diversas paróquias da Diocese, sendo muito presente na vida pastoral da Igreja.

Dom Paulo estava internado desde o dia 10 de maio no Hospital Alemão Osvaldo Cruz, em São Paulo, e passou por duas cirurgias no sistema digestivo, nos dias 19 e 31 de maio, respectivamente. Em virtude da idade e dos procedimentos, o coração e os rins ficaram debilitados e ele acabou não resistindo.

voltar

Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 381
Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP - CEP:08780 - 902
TELEFONE: (11) 4798-9500 - FAX:(11) 4798-9583